PUBLICAÇÕES

USO DELLA CANZONE NELLA CLASSE DI LINGUA E CULTURA PER SVILUPPARE LA COMPETENZA SOCIOCULTURALE

Il presente articolo ha come obiettivo descrivere l’importanza dell’uso della musica nei corsi di lingua e cultura italiana per sviluppare non solo la competenza linguistica-comunicativa ma anche per sviluppare la competenza...

À escuta da poesia

Os ensaios reunidos no livro foram pensados, escritos e reescritos ao longo dos últimos dez anos e propõem um percurso por diferentes autores pertencentes tanto à tradição quanto à contemporaneidade, lidos...

Como organizar uma biblioteca de Roberto Calasso, na tradução de Patricia Peterle

"Uma biblioteca é um organismo em perene movimento. É um terreno vulcânico, onde sempre algo está acontecendo, mesmo que não seja perceptível de fora", escreve Roberto Calasso no ensaio principal...

"Maestro. Per Luca Serianni"

O projeto «Le belle parole» nasce do desejo de contrastar o uso cada vez mais generalizado de palavras hostis e violentas na comunicação oral e escrita, na privada e na pública, na real...

"Cinema e lingua: Le caratteristiche pragmatiche e linguistiche del linguaggio filmico italiano"

A linguagem falada fílmica costuma ser considerada pouco verossímil devido a desvios da linguagem da vida "real". No entanto, deve-se notar que há algumas décadas há uma tendência cada vez...

Gramática do Italiano Contemporâneo para Brasileiros

A proposta deste livro é a de ajudar o estudante brasileiro a compreender os elementos linguísticos apresentados durante um curso de italiano, do nível inicial ao nível avançado, organizando os temas, analisando-os...

Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade

Realizamos, para a produção deste artigo, um recorte inicial dos dados que recolhemos por meio da Oficina que denominamos Raccontarsi, realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2017, com os alunos do curso “Italiano para...

Quo vadis, italiano? Letteratura, cinema, didattica e fumetti: Literatur, Film, Didaktik und Comic

Esta coleção de ensaios sobre palavras, imagens e textos, com foco na ligação entre linguagem e criatividade, destina-se a professores, alunos e qualquer pessoa interessada em línguas e literatura, com o objetivo...

REVISTA DE ITALIANÍSTICA N. 42 (2021)

Dedicam-se a refletir sobre o ensino de italiano nas escolas e sobre o papel da (inter)cultura os artigos contidos neste número 42 da Revista de Italianística, que observam, em quase todos os casos, o contexto da escola pública...

Estudos em Pragmática: atos de fala em português, italiano, espanhol e inglês

“Estudar atos de fala em uma ou mais línguas”, título da Apresentação da obra, resume o conteúdo dos trabalhos que se inserem, em sua maioria, na perspectiva da Pragmática cross-cultural e...



Exibindo de 1 a 10, de um total de 25 registros