Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Vozes femininas decolonizadoras

PROPONENTES:

Tatiana Fantinatti (UFBA) - tatianafantinatti@gmail.com

Leonardo Vianna (UFRJ) - leonardoviannads@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

AFROITALIANI DE ALIMATOU SALL: UM OLHAR PARA A ANCESTRALIDADE

Natália Carvalho Winck (UFPR)

Este pôster apresenta a obra Afroitaliani da escritora Alimatou Sall, estudada em 2021 como uma das atividades do projeto Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino vinculado ao Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a coordenação da Prof.a Dra. Paula Garcia de Freitas (DELEM-UFPR). O projeto tem como objetivo a criação de uma oficina de sensibilização à língua e à cultura italiana, normalmente ofertada no segundo semestre do ano letivo em escolas da rede pública de ensino. No entanto, em meio a pandemia, na tentativa de unir forças com o Núcleo de Estudos em Língua Italiana em Contexto Brasileiro (NELIB/CnPq) – e o projeto Meninas e mulheres nas Ciências e nas Humanidades (UFPR) e na impossibilidade de ir até as escolas, serão ministradas oficinas para apresentar ao público brasileiro a literatura italiana realizada por autoras mulheres, em sua maioria de origem africana, que tratam de temas como imigração e a realidade e vivência de mulheres negras na Itália. Cada bolsista fará a leitura e a análise de livros que se encaixam nos termos previamente mencionados e ficará responsável por conduzir um encontro (virtual) de duas horas. Dentro do recorte feito, o romance Afroitaliani (SALL, 2019) conta a história de uma mulher de origem africana que viaja até o Senegal em busca do resgate da sua própria identidade. É uma história que dá voz à geração de africanos nascidos na Itália, seus dilemas e pontos de vista sobre a vida na Itália. Considerando a importância da pluralização do ensino de língua italiana e a necessidade de incluir vozes de comunidades que por muitas vezes são negligenciadas (LANDULFO, 2019), este pôster busca apresentar a voz de Alimatou Sall sobre esse tema tão relevante na sociedade atual em diálogo com outras vozes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Literatura Italiana. Escritoras afrodescendentes. Intercultura

REFERÊNCIAS:

LANDULFO, C. (Re)significando o ensino do italiano: práticas plurais, democráticas e reflexivas. Revista Italiano UERJ, Vol. 10 no 2, 2019. p. 97-115.

SALL, Alimatou. Afroitaliani. Vicenza: Abra Books Narrativa, 2019.