TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Vozes femininas decolonizadoras
PROPONENTES:
Tatiana Fantinatti (UFBA) - tatianafantinatti@gmail.com
Leonardo Vianna (UFRJ) - leonardoviannads@gmail.com
Giovanna Biancchi Araujo (UFPR)
Este pôster tem como objetivo apresentar uma das obras literárias estudadas no ano de 2021 como parte das atividades realizadas no projeto Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino vinculado ao Programa Licenciar da UFPR, sob a coordenação da Profa. Dra. Paula Garcia de Freitas (DELEM-UFPR), Ladri di Denti da escritora Djarah Kan. O projeto tem como objetivo a criação de uma oficina de sensibilização à língua e à cultura italiana, normalmente ofertado no segundo semestre do ano letivo em escolas da rede pública de ensino. No entanto, em meio a pandemia, na tentativa de unir forças com o Núcleo de Estudos em Língua Italiana em Contexto Brasileiro (NELIB/ CnPq) – e o projeto Meninas e mulheres nas Ciências e nas Humanidades (UFPR) e na impossibilidade de ir até as escolas, serão ministradas oficinas para apresentar ao público brasileiro a literatura italiana realizada por autoras mulheres, em sua maioria de origem africana, que tratam de temas como imigração e a realidade e vivência de mulheres negras na Itália. Cada bolsista fará a leitura e a análise de livros que se encaixam nos termos previamente mencionados e ficará responsável por conduzir um encontro (virtual) de duas horas. Dentro do recorte feito, a obra Ladri di Denti da autora ítalo-ganense Djarah Kan aparece como uma voz que, de maneira crítica, discute como se dão as relações entre imigrantes afrodescendentes e italianos brancos a partir de contos e ensaios. Ladri di Denti é uma tentativa de explicar a experiência negra e italiana em todas as suas formas (KAN, 2020) e, considerando a importância da pluralização do ensino de língua italiana e a necessidade de incluir vozes de comunidades que por muitas vezes são negligenciadas (LANDULFO, 2019), este pôster busca apresentar a voz de Djarah Kan sobre esse tema tão relevante na sociedade atual em diálogo com outras vozes.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Italiana; Escritoras afrodescendentes; Intercultura
REFERÊNCIAS:
LANDULFO, C. (Re)significando o ensino do italiano: práticas plurais, democráticas e reflexivas. Revista Italiano. UERJ, Vol. 10 no 2, 2019, p. 97-115.
KAN, D. Ladri di Denti. Gallarate: People, 2020.