TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Paisagens da Itália finissecular
PROPONENTES:
Eric Santiago (UFRJ) - ericsilvasantiago@gmail.com
Fabiano Dalla Bona (UFRJ) - fdbona@gmail.com
Julia Lobão (UFRJ) - julialobao@msn.com
Julia Lobão (doutoranda UFRJ)
Frequentemente associado ao esteticismo e ao decadentismo, aproximar a trajetória de Gabriele D’Annunzio (1963-1938) à produção literária de horror parece improvável. No entanto, antes da sua definitiva aliança com o movimento decadente que seria selada com a publicação de Il Piacere (1889), seu primeiro romance, o autor atuou na produção de contos veristas em homenagem à sua terra natal, Pescara, uma comuna dos Abruzos. Esses contos foram publicados em jornais como a Tribuna e em uma trilogia – Terra Vergine (1882), Il libro delle vergini (1884) e San Pantaleone (1886) – que posteriormente seria reeditada e rebatizada como Novelle della Pescara (1902). Toda essa produção verista alude a práticas de bruxaria, flores assombradas, ferimentos mortais, escatologia, abortos, estupros, fratricídios, feiura e lugares místicos que mesclam a violência e a aridez dos pescadores e campesinos de Pescara com um horror inominável, quase tão antigo quanto a existência humana. Esse trabalho visa apresentar uma das inúmeras facetas da produção literária de Gabriele D’Annunzio, demonstrando como, durante sua fase verista, o autor criou uma Pescara encantada que, segundo Ermano Circeo (1976, p. 80): “emerge de uma Abruzos primitiva e barbárica que nunca existiu senão na fantasia acesa e mórbida do escritor”. Com base nisso, serão selecionados alguns contos presentes na obra Novelle della Pescara com a finalidade de destacar a presença de uma Paisagem literária (COLLOT, 2013; JAKOB, 2005) de Horror (LOVECRAFT, 1987, TODOROV, 2007) que, enfim, possa ser classificada como um Locus horrendus (AGUIAR E SILVA, 2009).
PALAVRAS-CHAVE: Gabriele D’Annunzio, Novelle della Pescara, Horror, Locus Horrendus
REFERÊNCIAS:
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. Teoria da Literatura. Coimbra: Edições Almedina, 8 ed, volume 1, 2009
CIRCEO, Ermano. Caratteri e limiti del verismo dannunziano. In: Atti del I Convegno internazionale di studi dannunziani – D’Annunzio giovane e il verismo. Pescara, 1976, p. 177 - 182.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.
DALLA BONA, Fabiano. Paisagens de palavras na obra de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Rio de Janeiro: RioBooks, 2017.
D’ANNUNZIO, Gabriele. Novelas da Pescara. Trad. de Eugênio Vinci de Moraes. São Paulo: Berlendis & vertecchia editores, 2007.
D’ANNUNZIO. Gabriele. Tutte le novelle. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2006.
JAKOB, Michael. Paesaggio e letteratura. Firenze: Leo S. Olshki, 2005.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural na literature. Rio de Janeiro: Editora Exilado dos livros, 1987.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.