TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Paisagens da Itália finissecular
PROPONENTES:
Eric Santiago (UFRJ) - ericsilvasantiago@gmail.com
Fabiano Dalla Bona (UFRJ) - fdbona@gmail.com
Julia Lobão (UFRJ) - julialobao@msn.com
Margareth de Lourdes Oliveira Nunes (docente UFG)
É verdade que “a paisagem não é território real, é o território percebido pelo ponto de vista de um sujeito” (COLLOT, 1997) e as obras escolhidas para essa comunicação oral pretendem representar esse conceito. Nazareno Confaloni (1917-1977) é um pintor italiano e frade dominicano que veio para o interior do Brasil em missão na primeira metade do século XX e desempenhou um importante papel no desenvolvimento das artes no campo da cultura goiana. Procuraremos demonstrar como as paisagens italianas do Lácio, dos campos nos arredores do Lago de Bolsena e de Viterbo, representados em telas dos anos 1940-1950 são repetidas em composições de suas obras brasileiras dos anos 1950-1960. VIEIRA (2017) na obra “Nazareno Confaloni & a arte moderna em Goiás” demonstra que o pintor tem um olhar ainda vinculado às paisagens italianas e como afirmou PIMENTA (2016) “a ideia de paisagem relaciona-se diretamente com a era moderna”, Confaloni se torna moderno em Goiás, no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Paisagens Pictóricas; Confaloni; Itália; Goiás
REFERÊNCIAS:
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Coordenação da trad.: Ida Alves. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.
PIMENTA, Margareth Afeche. Em busca do sentimento de paisagem. In: Cadernos Metropolitanos, São Paulo, v. 18, n. 37, set/dez 2016, p. 863-877. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2016-3712 Acesso em 21 março de 2021.
VIEIRA, Emílio. Nazareno Confaloni & a arte moderno em Goiás. Goiânia:Kelps, 2017.