TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Observando o léxico: dos vulgares às diferentes manifestações linguísticas atuais
PROPONENTES:
Angela M. T. Zucchi (USP) - angelazucchi@usp.br
Karine Marielly Rocha da Cunha (UFPR) - karinemrc@hotmail.com
Ana Paula de Souza (doutoranda USP)
Em uma sala de aula de língua estrangeira, é comum o levantamento, pelos alunos, de novas unidades lexicais, com a expectativa de respostas imediatas de seus significados na língua materna, podendo levar à crença de que, para a aquisição dessa língua, basta saber os equivalentes de um determinado conjunto de palavras/expressões. Entretanto, o ensino-aprendizagem do léxico é bastante amplo e não significa listar palavras isoladamente (CORDA e MARELLO: 2004), mas inserir campos lexicais em diferentes contextos, de modo que o aprendiz possa ampliar esse conhecimento nas diversas habilidades. Os livros didáticos abrangem contextualizações e variadas atividades com o vocabulário de suas unidades. Serão, no entanto, os campos lexicais presentes nos manuais suficientes para a aquisição efetiva do léxico, de forma que o aluno possa compreender e se expressar de forma autônoma por outros meios? Quais tipos de atividades podem envolver o aprendiz se um determinado contexto de uso não lhe é familiar? A presente comunicação tem por objetivo discutir estratégias de compreensão e produção no âmbito do ensino de italiano, a partir de atividades de ampliação lexical, voltadas ao público infanto-juvenil, que visem à independência do aprendiz na construção do seu saber (LEFFA e IRALA: 2014), cabendo ao professor não apenas a explanação de um conteúdo (seja linguístico ou cultural), mas também a função de tornar o aluno protagonista na sala de aula e do próprio processo de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: léxico; autonomia; aquisição; ensino
REFERÊNCIAS:
CORDA, A.; MARELLO, C. Lessico – insegnarlo e impararlo. Perugia: Guerra Edizioni, 2004.
LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, V. J.; IRALA, V. B (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014.