TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais
PROPONENTES:
Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com
Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com
Ane Helen Santos de Jesus (graduanda UFBA)
A implementação rápida e imprevista de um modelo remoto, exige do aluno maior autonomia, à qual não estava acostumado, tornando-o ativo em seu percurso de aprendizado (PRENSKY, 2001). Nesse cenário educacional urge, portanto, uma acurada reflexão sobre tendências e propostas que possam contribuir com o atual contexto em que estamos inseridos.
Podemos perceber que computadores e smartphones, imprescindíveis atualmente, tornam-se úteis e viáveis na aprendizagem e oferecem ótimas possibilidades de ruptura com um modelo tradicional de ensino, mostrando, com isso, que a adoção de material didático impresso é ainda necessária, contudo, não suficiente para o perfil atual de discentes, nascidos na era digital.
Diante de tais considerações, nosso trabalho busca investigar o uso de jogos digitais no ensino e aprendizagem da língua italiana, defendendo o seu uso como recurso didático potencializador capaz de reduzir os desafios, sobretudo aqueles relativos à falta de motivação e a dificuldades de interação online, postos aos docentes neste momento atípico. Nossa pesquisa tem abordagem qualitativa e está ancorada na pedagogia humanista de Paulo Freire (1996), nos princípios semióticos da linguagem sustentados por Santaella (2016) e nas estratégias para motivação de trabalho em equipe através dos jogos digitais defendidas por Burke (2015).
PALAVRAS-CHAVE: Jogos Digitais. Língua Italiana. Ensino Remoto
REFERÊNCIAS: