TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais
PROPONENTES:
Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com
Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com
Vinícius Peretti (graduando UFPR)
Luciana Lanhi Balthazar (docente UFPR)
A ascensão da internet nas últimas décadas permitiu o surgimento de grupos sociais e expressões identitárias jamais imaginadas pela humanidade. Um desses grupos são os gamers, que se destacam pela quantidade e por se relacionarem intimamente com videogames e jogos eletrônicos. Aproveitando o grande número de gamers e também essa identidade gamer (SILVA, 2019), a seguinte comunicação apresenta uma proposta de material didático para o ensino de italiano, nível A1, através do League of Legends. Tal jogo é um dos mais populares do mundo, com um rico universo tanto dentro quanto fora das telas, movendo milhões de pessoas a jogá-lo, assisti-lo e até incorporá-lo ao estilo de vida. O material didático, chamado Colpo Critico, parte do conhecimento sobre League of Legends do aluno para ensinar a língua italiana, relacionando e contrastando aspectos da cultura italiana a elementos do próprio jogo. Neste caso, o League of Legends é usado como preparação para o aprendizado formal de italiano (VIDAL, 2011). Uma vez destinado à comunidade gamer, o material foi produzido para ser usado sobretudo no meio digital, local já construído e muito frequentado por quem acompanha o jogo eletrônico em questão. Colpo Critico é divido em quatro unidades didáticas, entretanto, para a presente comunicação será apresentada apenas uma. Todas as atividades didáticas propostas no material estão fundamentadas no ensino apoiado em tarefas (tasks) (ELLIS, 2003)
PALAVRAS-CHAVE: Material didático, Língua italiana, League of Legends
REFERÊNCIAS: