Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais

PROPONENTES:

Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com

Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE ITALIANO SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO SÍNCRONO NO FIVU

Fernanda Silva Veloso (docente UFPR)
Bárbara Vaini (graduanda UFPR)
Brígida Adele Menegatti (mestranda UFPR)
Marcio Rivabem Winheski (graduando UFPR)

O Curso de italiano - Módulo 1/2020 surgiu como estágio alternativo para duas alunas matriculadas na disciplina de Prática de Docência 2 da Licenciatura em Letras Italiano da UFPR. Tal curso, vinculado ao projeto de extensão “Formação em Idiomas para a Vida Universitária (FIVU)”, da UFPR, foi especialmente pensado para o ERE e, portanto, foram utilizadas novas estratégias de ensino. Uniram-se ao grupo dois licenciandos para também atuarem como docentes. Optou-se pelo ensino síncrono, pois nele as ferramentas utilizadas “exigem a participação simultânea de estudantes e professores em eventos marcados, com horários específicos” (DOTTA, 2014, p. 25) e o diálogo entre os participantes aconteceria em espaços físicos diferentes, mas dentro de um mesmo espaço virtual e ao mesmo tempo. Esse espaço não é mais o geográfico, mas sim o psicológico (MOORE; KEARSLEY, 2013). Com o intuito de dinamizar as aulas e permitir aos alunos construírem o conhecimento de modo colaborativo, foram utilizadas algumas ferramentas digitais, mas apenas três delas, Mentimeter, iSticker, e Tiktok, serão aqui discutidas. Com o objetivo de identificar a percepção desses alunos em relação à funcionalidade e ao efeito pedagógico das ferramentas Web 2.0 utilizadas no curso, foi enviado aos discentes, no último dia de aula, um questionário do tipo Likert-Scale e foram coletadas informações por meio das aulas gravadas, com o consentimento de todos os envolvidos. Os dados levantados e analisados apontam que todas as ferramentas digitais receberam notas muito satisfatórias

PALAVRAS-CHAVE: Formação De Professores, Ensino Síncrono, Língua Italiana

REFERÊNCIAS: