TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais
PROPONENTES:
Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com
Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com
Sulamita Maria Mattos da Costa (doutoranda USP)
No ensino remoto de línguas adicionais, um dos desafios é criar as condições para que os alunos sejam expostos não apenas às “regras” dessas línguas, mas também aos múltiplos contextos reais em que são utilizadas, tornando-os acessíveis, mesmo para quem aprende uma língua fora do(s) país(es) nos quais é falada. De fato, boa parte da interação em todos os níveis vai muito além da utilização correta da gramática, incluindo, por exemplo, também a dimensão social e pragmática, já que, como afirma Hymes (1972), a competência de um falante é determinada por sua habilidade de adequar-se ao contexto comunicativo. Para desenvolver essa habilidade seria necessário ensinar uma língua partindo de contextos linguístico-culturais reais, o que, no entanto, é muitas vezes impossível e leva docentes e discentes a utilizar a criatividade e os recursos disponíveis para simular situações de uso “real” da língua. Partindo do pressuposto que simular é também vivenciar e que “uma simulação pode se tornar uma situação totalmente real para os participantes” (CROOKALL et al., 1987, p. 153), colaborando assim para uma aprendizagem significativa, desenvolvemos um jogo que combina técnicas de simulação empregadas em role plays e na chamada “realidade virtual”, permitida por plataformas gratuitas como o Google Maps, para promover o ensino/aprendizagem da língua italiana a partir de uma experiência "realística". O objetivo deste trabalho é apresentar os pressupostos teóricos e metodológicos nos quais se baseou a criação desse jogo, bem como os resultados de experiências concretas, realizadas com aprendizes de italiano no Brasil
PALAVRAS-CHAVE: Role Play, Simulação, Ensino De Língua, Língua Italiana, Google Maps
REFERÊNCIAS: