Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais

PROPONENTES:

Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com

Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

PRECARIEDADES DO ENSINO REMOTO OU OPORTUNIDADE DE SE REINVENTAR? ALGUMAS REFLEXÕES

Jadirlete Lopes Cabral (docente UFBA)
Adriana Mendes Porcellato (docente UFBA)

A presente proposta tem por objetivo trazer um relato de experiências coletadas durante o curso de língua italiana em nível básico, ministrado no Instituto de Letras da UFBA, no semestre 2021.1, ressaltando os desafios enfrentados e apontando para alguns resultados e possíveis soluções. Na nossa pesquisa, apresentaremos dados coletados por meio de questionários e atividades em três turmas de língua italiana em nível básico, os quais foram analisados à luz das reflexões levantadas por Ana Elisa Ribeiro (2019; 2021) acerca das precariedades do ensino remoto enfrentadas pelos profissionais de educação nas mais diversas instâncias de ensino. Dessa forma, pretendemos informar sobre os desafios a nós colocados ao longo do semestre, a partir dos quais despertamos para alguns questionamentos. Embora os recursos tecnológicos sejam amplamente usados, especialmente entre os mais jovens, surpreendentemente é ainda significativo o número daqueles que desconhecem funcionalidades básicas de interfaces tecnológicas necessárias no contexto de sala de aula. Além disso, o uso indiscriminado e sem posicionamento crítico de algumas ferramentas, como o Google tradutor, pode gerar uma dependência desnecessária e até mesmo dificuldades na aprendizagem. Por todas essas e outras considerações, colocamo-nos a seguinte pergunta: como contribuir para a construção de um ensino remoto de excelência nas diversas instituições de ensino?  Acreditamos que nossas experiências possam enriquecer as discussões travadas nesse campo e que o contexto atual imposto pela pandemia provocada pela covid 19 represente uma ótima oportunidade para pensarmos conjuntamente critérios que nos auxiliem nessa construção colaborativa, democrática e humanizadora da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Remoto, TDICS, Ensino De Italiano

REFERÊNCIAS: