TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Ensino e aprendizagem de Italiano mediado por tecnologias digitais
PROPONENTES:
Jadirlete Cabral (UFBA) - jadecabral2017@gmail.com
Mariza Silva de Moraes (UFES) - mariza.moraes24@gmail.com
Sabrina de Cássia Martins (doutora UNESP)
O contexto global, marcado pelas relações virtuais em que a comunicação é mediada pelo computador, professor e aluno confrontam-se com uma variedade de instrumentos para a interação. Contudo, para além dos problemas técnicos e da falta de habilidade, empecilhos comuns cotidianos, a situação caótica causada pelo Coronavírus expôs as fronteiras abismais que envolvem o domínio da e o acesso à tecnologia. A presente proposta tem como objetivo relatar minha experiência como professora substituta de língua e literatura italianas para os alunos do 1º, 4º e 5º anos curso de Letras-Licenciatura da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, durante o ano de 2020. Nesse contexto, sustento minha fala em uma abordagem teórica que compreende o processo de ensinoaprendizado como um ato comunicativo (KUMARAVADIVELU, 2012), por isso, torna-se fundamental enfatizar o papel da interação para a aprendizagem de uma língua estrangeira (DIADORI, 2011; BALBONI, 2006; 2014). Ademais, tendo em vista a inevitabilidade da comunicação mediada pelo computador e do uso de instrumentos que consentem a interação no contexto virtual (BONAIUTI et al., 2016;), conceitos que envolvem a relação entre necessidade de aprender e motivação para aprender (SCHÜTZ, 2003; HALL, 2011; KUMARAVADIVELU, 2012) são dignos de atenção. Em suma, a experiência descrita expõe os conflitos do ensino remoto durante a pandemia, portanto, em uma situação de incerteza extrema, em uma universidade pública e para alunos que em sua maioria são de baixa renda.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizado, Universidade, Pandemia, Língua E Literatura Italianas
REFERÊNCIAS: