TÍTULO DO SIMPÓSIO:
La letteratura italiana del Novecento e del Ventunesimo Secolo in dialogo con le altre arti
PROPONENTES:
Fabiano Dalla Bona (UFRJ) - fdbona@gmail.com
Roberta Barni (USP) - rbarni@usp.br
Adriana Iozzi klein (USP) - adriozzi@usp.br
Maria Gloria Vinci (leitora UFRJ)
Objeto deste trabalho é ressaltar a experiência artística do poeta, filósofo e crítico literário italiano Carlo Belloli. Com as duas coletâneas de poesias, Parole per la guerra e Testi- poemi murali, publicadas no começo dos anos 40, Belloli antecipava de quase dez anos as experimentações poéticas do suiço Gomringer e dos brasileiros De Campos e Pignatari. Trata-se de textos poéticos que, apesar de manterem ainda laços com a tradição futurista, vão além da poética paroliberistica típica de Tommaso Marinetti, mestre e mentor de Belloli: através de uma desmontagem e remontagem das palavras, a atenção para a organização espacial reservada para elas, as poesias de Belloli antecipam as modalidades da nova poética concretista e visualista. A revolução operada por Carlo Belloli modifica a própria noção de poesia, estabelecendo um novo lirismo sem oratória. Com Belloli nascem as linhas brancas, a poesia define-se como espetáculo semântico-semiológico, como nova civilização da imagem (TERESA SPIGNOLI, La parola si fa spazio, Bologna, 2020, p.74). Mas quem era Carlo Belloli? De que maneira a trajetória artística e crítica deste vulcânico poeta futurista italiano se entrecruza com o Brasil e com as análogas experimentações poéticas que Pignatari, os irmãos De Campos, assim como Gullar e outros, estavam começando a realizar no início dos anos 50? O trabalho proposto pretende elucidar a importância da obra impulsionadora e inspiradora de Carlo Belloli para o movimento poético-artístico concretista, assim como a sua contribuição para uma nova estética verbo-visual e iconotestual, “conquista e punto di snodo, a partire dal Futurismo, delle avanguardie novecentesche” (CURI, F. La modernità letteraria e la poesia italiana d’avanguardia. Mimesis: Milano, 2019).
PALAVRAS-CHAVE: Poesia Visual, Estética Verbo-visual, Vanguarda, Literatura Brasileira, Literatura Italiana
REFERÊNCIAS: