TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Dante Alighieri e outros autores italianos e brasileiros: entre o maravilhoso, o fantástico e o mitológico
PROPONENTES:
Maria Celeste Tommasello Ramos (UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP) - mct.ramos@unesp.br
Ionara Satin (UNESP/Araraquara) - ionarasatin@gmail.com
Adriana Lins Precioso (docente UNEMAT)
A trilogia I nostri antenati (1960) de Italo Calvino composta pelos romances Il visconte dimezzato (1952), Il barone rampante (1957) e Il cavaliere inesistente (1959), escritas separadamente e reunidas depois em 1960, formam o que Calvino denominou como “os antepassados do homem moderno”. Nessas obras, Calvino revisita a tradição por meio do encontro temático e estrutural dos romances de cavalaria e dos contos maravilhosos. Ambientadas na Idade Média e arraigadas no ciclo carolíngio, as narrativas revelam um tom fabulístico, revisitando os clássicos de Boiardo e Ariosto, onde a cavalaria conserva um valor que é sobretudo ideal e fantástico, de acordo com Alberto Asor Rosa (1985). Um homem milimetricamente partido ao meio, um barão que decide viver nas árvores sem jamais colocar os pés no chão e um exímio cavaleiro que não existe são os protagonistas dessas narrativas que possuem fios das raízes matriciais do maravilhoso, do fantástico e da lenda. Para Spindler (1993, p. 84), a trilogia pode ser classificada como romances mágico-realistas, uma vez que que “aproximam-se da variedade ontológica que partem de uma situação absurda inicial e prosseguem a explorar os problemas práticos causados por ela seguindo na direção de um final imprevisto.” Desse modo, o objetivo deste trabalho é evidenciar como se dá o processo de revisitação dos fios do maravilhoso em seus diferentes desdobramentos e também a apropriação dos modelos clássicos da literatura medieval europeia nos três textos de Calvino.
PALAVRAS-CHAVE: Maravilhoso, I Nostri Antenati, Clássicos Medievais
REFERÊNCIAS: