Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Dante Alighieri e outros autores italianos e brasileiros: entre o maravilhoso, o fantástico e o mitológico

PROPONENTES:

Maria Celeste Tommasello Ramos (UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP) - mct.ramos@unesp.br

Ionara Satin (UNESP/Araraquara) - ionarasatin@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

ALEGORIAS DANTESCAS E MITOS OVIDIANOS NO CANTO XXV DO INFERNO, DA DIVINA COMÉDIA

Gisele de Oliveira Bosquesi (docente UFRGS)

Faremos uma leitura do canto XXV do Inferno da Divina Comédia, de Dante Alighieri (2018), focando principalmente no imaginário mitológico mobilizado pelo autor a partir do diálogo intertextual com a obra As Metamorfoses, do poeta latino Ovídio (1983). Neste canto, no qual Dante e seu guia Virgílio encontram-se no oitavo círculo do inferno, morada final dos fraudulentos, temos a referência aos personagens ovidianos Cadmo, fundador da cidade de Tebas, e à ninfa Aretusa, além da menção ao próprio Ovídio. Além disso, Dante retoma a figura mitológica de Caco, uma espécie de sátiro, filho do deus Vulcano, e o transforma em centauro, monstro pertencente ao bestiário catalogado por Ovídio em sua obra. Dada a importância da mitologia greco-latina na obra de Dante Alighieri, podemos tecer, a partir da observação de tais retomadas intertextuais, reflexões acerca das peculiaridades pré-renascentistas do Sumo Poeta, principalmente no que tange ao seu modo de construir a alegoria. É sabido que a Commedia se apresenta como um compêndio didático-alegórico da cultura medieval, e, portanto, traz a marca da alegoria hermenêutica, ou alegoria dos teólogos, em sua tessitura. No entanto, como bem observam diversos estudiosos da obra dantesca, o poeta, de certa forma, se utiliza também da chamada alegoria dos poetas, que, posteriormente, no Renascimento, foi teorizada pelos neoplatônicos e humanistas florentinos. Dessa forma, a cultura e a mitologia clássicas retomadas na obra de Dante passam a integrar de forma harmônica o quadro monumental do inferno cristão por ele apresentado.

PALAVRAS-CHAVE: Dante Alighieri, Literatura Italiana, Literatura Latina, Intertextualidade, Alegoria

REFERÊNCIAS: