TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Dante Alighieri e outros autores italianos e brasileiros: entre o maravilhoso, o fantástico e o mitológico
PROPONENTES:
Maria Celeste Tommasello Ramos (UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP) - mct.ramos@unesp.br
Ionara Satin (UNESP/Araraquara) - ionarasatin@gmail.com
Yuri Brunello (docente UFC)
O aniversário da morte de Dante pode ser uma oportunidade para analizar o papel que a Divina Commedia exerceu no contexto do “pensamento meridiano”, categoria que o filósofo Franco Cassano elaborou tanto para o Sul da Europa, quanto para o Sul da Ásia, da Oceania, da África e do continente americano. A categoria é inspirada na “pensée de Midi”, de Albert Camus e ao conceito de "Global South". Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, propõe diversos casos de intertextualidade "meridional" com a Commedia. O cenário universal e local que Guimarães Rosa constrói na sua obra-prima contém referências explícitas à Divina Comédia. O texto de Rosa utiliza Dante em um sentido muito específico: para tornar presente verdades filosóficas no âmbito da representação literária, podendo remeter a um imaginário popular. A Commedia constitui um potencial arquétipo da cultura “meridional”, em particulares aspectos: 1) o plurilinguismo; 2) a multiplicidade de pontos de vista; 3) a representação do conflito natureza/história; 4) a inomogeneidade rítmico-estilística. Grande Sertão: Veredas apresenta também, dentro da sua riqueza de estilo, tais caracteres; contudo, o que mais chama atenção nas referências de Guimarães Rosa a Dante é a capacidade de conjugar a vertente filosófica com a vertente popular, dentro de um trabalho experimental realizado a nível de forma literária.
PALAVRAS-CHAVE: Sul, Dante, Verdade, Popular
REFERÊNCIAS: