Propostas aceitas - XIX Congresso ABPI (outubro 2021)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Dante Alighieri e outros autores italianos e brasileiros: entre o maravilhoso, o fantástico e o mitológico

PROPONENTES:

Maria Celeste Tommasello Ramos (UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP) - mct.ramos@unesp.br

Ionara Satin (UNESP/Araraquara) - ionarasatin@gmail.com

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A FIGURA DE SATANÁS DE DANTE ALIGHIERI E SUA CARNAVALIZAÇÃO NO DESFILE “A DIVINA COMÉDIA DO CARNAVAL” DO G.R.E.S ACADÊMICOS DO SALGUEIRO EM 2017

Carolina de Castro Wanderley (mestranda UFRJ)

Quando Bakhtin (2010) estabelece parâmetros do que é a carnavalização da literatura, da busca da palavra e do pensamento por outras realidades, ocorrem inversões e rebaixamentos materiais em obras literárias derivadas, que adotam novas formas de expressão do argumento das obras originárias. Além da carnavalização da literatura em outros textos, por vezes o esconso do livro se dá em outras linguagens artísticas, formais ou populares.  Às vezes este fenômeno se dá pelo próprio folguedo denominado Carnaval. A Divina Comédia de Dante Alighieri (2017), obra seminal da literatura italiana, foi exaustivamente revisitada, estudada, parodiada e por vezes bakhtinianamente carnavalizada nestes tantos séculos de existência.  No ano de 2017, a escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro apresentou a caminhada de Dante à Marquês de Sapucaí, do Inferno ao Paraíso, num desfile de carnaval, sob enredo de Renato e Márcia Lage.  As ressonâncias da figura de Satanás de Dante no desfile de escola de samba mencionado é o interesse de análise da presente proposta, notadamente verificado na comissão de frente apresentada, onde é representado o personagem.  Para tanto, anela-se o estudo comparativo da conformação visual e psicológica do demônio de A Divina Comédia no XXXIV Canto do Inferno e de Satanás concebido pelo carnavalesco e trazido em sua comissão de frente, com fundamento na carnavalização de Bakhtin (2010), da história da personificação do mal na sociedade de Jeffrey Russel (1991) e também nos estudos sobre o tema da lavra de Roberto Muchembled (2002). 

PALAVRAS-CHAVE: Iconografia Diabólica, Carnavalização, Inferno

REFERÊNCIAS: