TÍTULO DO SIMPÓSIO:
As dobraturas poéticas de Dante em D'Annunzio
PROPONENTES:
Flora De Paoli Faria (UFRJ) - paolif@letras.ufrrj.br
Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda (UFRJ) - fernandagerbis@gmail.com
Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda (docente UFRJ)
Francesca da Rimini foi escrita pelo poeta italiano Gabriele D’Annunzio (1863-1938) nos meses de verão de 1901 e encenada em Roma, no mesmo ano. A produção dannunziana, escrita totalmente em versos, tem como fonte principal o V canto do Inferno, de La Divina Commedia, de Dante Alighieri (1265-1321). Em Francesca dannunziana, observa-se que o objetivo inicial era restaurar o vocabulário refinado que caracterizava o final do século XIII (DE MAURO,1970). Tal objetivo se fundamentou através de uma pesquisa em documentos literários, musicais, iconográficos e antropológicos da época (PRAZ, 1996). Entretanto, o resultado dessa refinada pesquisa não surtiu o efeito desejado quando da apresentação da peça. Os críticos ficaram divididos entre aqueles que aceitavam essa nova proposta e aqueles contrários ao real valor do texto dannunziano. A principal crítica à obra de D’Annunzio foi a utilização de um texto escrito em versos, o que para muitos criou um problema entre estilos, ou seja, entre o lírico e o dramático (VALENTINI,1992). Dessa forma, o trabalho pretende demonstrar de que maneira Gabriele D’Annunzio se apropria da história criada por Dante e a atualiza (GIAMMARCO,2005), oferecendo novas propostas interpretativas nos níveis temático e estrutural. No primeiro, são apresentados temas como o amor, a natureza e as relações humanas. No segundo, verificou-se profundas mudanças na forma de apresentação do drama, provocando uma válida reflexão sobre o espaço da tragédia na Itália do final do século XIX.
PALAVRAS-CHAVE: Gabriele D’Annunzio, Dante Alighieri, Teatro italiano
REFERÊNCIAS:
ALIGHIERI, D. Divina Commedia. In:Tutte le opere. Roma: Newton Compton Editori, 2007.
DANNUNZIO, G. Francesca da Rimini. Fratelli Treves: Milano, 1901.
DE MAURO, Tullio. Storia linguistica dell’Italia unita. Roma: Laterza, 1970.
GIAMMARCO, M. La parola tramata: Progettualittà e invenzione nel texto di D’Annunzio. Carocci: Roma, 2005.
PRAZ, M. D’Annunzio e l’amor sensual della parola. In: ______.La carne, la morte e il diavolo nella letteratura romantica. Milão: Mondadori, 1996. Páginas 399-449.
VALENTINI, V. La tragédia moderna e mediterrânea: Sul teatro di Gabriele D’Annunzio.Milão: Franco Angeli, 1992.