TÍTULO DO SIMPÓSIO:
O PAPEL DA MULHER NO CÂNONE LITERÁRIO ITALIANO
Claudia Maria Astorino (UFSCar)
O Novecento foi o século em que as vozes femininas da literatura italiana começaram a se fazer ouvir. Embora casada com Alberto Moravia, Elsa Morante sempre teve luz própria e se destacou com romances como a “A Ilha de Arturo”, objeto de estudo do presente trabalho. Ambientado numa modesta ilha campana, identificada como sendo Procida, o romance conta a história do jovem protagonista, que não conheceu a mãe, tem pouco contato com o pai - frequentemente ausente em viagens - e que se apaixonou pela jovem madrasta. Seu mundo estava restrito àquela ilha, o que propicia uma série de associações entre a referida obra literária e Procida, cuja presença, ao longo do romance, é tão intensa, que mais parece ser um dos personagens da história. Mas a Procida da vida real não é uma ilha qualquer: Capital Cultural da Itália em 2022, sempre atraiu escritores, cineastas, artistas. Este trabalho se propõe a apresentar um roteiro turístico literário baseado no romance "A Ilha de Arturo", bem como possibilidades de simbiose entre a referida obra e o turismo literário. A investigação é fruto de uma pesquisa qualitativa exploratória, cujas etapas assim se ordenaram: leitura; identificação dos lugares mencionados ou referenciados no romance (locações); pesquisa de campo na ilha de Procida, em outubro de 2022; análise acerca da simbiose entre literatura e turismo; roteirização turística. Os resultados comprovaram uma situação de simbiose entre Turismo e Literatura, pois da mesma forma que a leitura do romance estimula a visita a Procida, a visita a Procida lança luz sobre o romance e estimula a sua leitura para aqueles turistas que ainda não o leram, propiciando uma iniciação de familiarização com a obra de Elsa Morante. O presente estudo também apresenta algumas recomendações, como a pareceria do órgão oficial de turismo da ilha com os equipamentos turísticos visando a novas propostas de associação com o romance e tematização da experiência turística, para além das já existentes placas de identificação das locações da mencionada obra literária.
PALAVRAS-CHAVE: Elsa Morante; A Ilha de Arturo; Procida; Turismo Literário; Roteirização Turística.
REFERÊNCIAS:
BEETON, S. Travel, Tourism and Moving Image. Bristol: Channel View Publications, 2015.
HOPPEN, A.; BROWN, L.; FYAL, A. “Literary Tourism: Opportunities and Challenges for the Marketing and Branding of the Destinations?”. In: Journal of Destination Marketing & Management. vol. 3, nº1, 37-47.
MONTALDO, E.; PANDOLFI, D. Procida ispira: un’isola crocevia di culture. Roma: Nutrimenti, 2022.
MORANTE. E. L’Isola di Arturo. Torino: Einaudi, 2014.
PIEDIMONTE, A. E.; ACTILIO, G.; CARIATI, A. Procida: guida storico letteraria ai segreti dell’isola. Procida: Associazione Millenium, 2021.
PIGOZZI, E.; DE PRETIS, S. Atlante della Letteratura al Femminile: l’anima dell’altra metà del cielo. Colognola ai Colli (VR): Demetra, 1998.
QUINTEIRO, S; BALEIRO, R. (Orgs.). LIT&TOUR. Ensaios sobre Literatura e Turismo. Famalicão: Edições Húmus, 2014.
ROMANO, L. A. C. “Itinerários de Dois Poetas em Ouro Preto: Manuel Bandeira e Cecília Meirelles: a Antiga Vila Rica na Revista Travel in Brazil”. In: Caletroscópio, vol. 7, nº1, 8-23.