Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

O PAPEL DA MULHER NO CÂNONE LITERÁRIO ITALIANO

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A solidão de Amalia Guglielminetti: desprezada pelo cânone e pelo resgate feminista

Ana Maria Chiarini (UFMG)

Amalia Guglielminetti (1881-1941) é autora de poemas, contos, peças teatrais e romances, tendo conquistado discreto sucesso ao longo dos quarenta anos em que se dedicou unicamente à escrita como profissão e modo de vida. Apesar de frequentar o ambiente literário torinês e italiano, sendo acolhida por D’Annunzio como poeta de extraordinário talento – “l’unica vera poetessa che oggi  abbia l’Italia” –, é lembrada apenas por questões ligadas ao âmbito pessoal: a correspondência trocada com o poeta crepuscular Guido Gozzano e a briga judicial com o escritor e jornalista Pittigrilli. Diante do usual e gendrado esquecimento em que são lançadas as escritoras ao longo dos séculos, esta comunicação pretende se concentrar no esquecimento particular de Amalia Guglielminetti para tentar entender os fatores que o ativaram. A escritora tematizava, com sarcasmo e perspicácia, os costumes da época e, a exemplo das várias personagens femininas ousadas de sua prosa, demonstrava rebeldia e independência. Porém, algumas dimensões incômodas de sua produção e de alguns de seus posicionamentos, como manifestações misóginas e a concordância com o regime fascista, provavelmente contribuíram para que “quella che va sola”, como ela própria se definia, fosse rejeitada também pelas iniciativas de resgate movidas pela crítica feminista a partir dos anos 1970. A pergunta sobre como devemos nos colocar hoje frente ao apagamento de uma autora controversa como Guglielminetti conduzirá à reflexão.

PALAVRAS-CHAVE: Amalia Guglielminetti; feminismo; escrita de mulheres.

REFERÊNCIAS:

"ARRIAGA FLÓREZ, Mercedes. Introducción. In: ARRIAGA FLÓREZ, Mercedes. Las vírgenes locas: Introducción, edición crítica y traducción de Mercedes Arriaga Flórez. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/41433870/Mercedes_Arriaga_Florez .

FERRARO, Alessandro. La corsa del levriero: Amalia Guglielminetti nel Novecento italiano. In: GUGLIELMINETTI, Amalia. La rivincita del maschio. Genova: Sagep editori, 2014.

GAZZETTA, Liviana. Orizzonti nuovi. Storia del primo femminismo in Italia (1865-1925). Roma: Viella, 2018.

MEAZZI, Barbara. Ser vanguardista en el teatro: Amalia Guglielminetti -""la que va sola"" - y los chichisbeos. Telondefondo: Revista de teoría y crítica teatral. Buenos Aires, v. 2, n. 3, p. 1 - 27, 3 jul. 2006. Disponível em: http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/8697 ."