Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

GÊNEROS E FORMAS DA CONTAMINAÇÃO LITERÁRIA: HIBRIDAÇÕES NA LITERATURA ITALIANA

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A forma breve: la vera vocazione della letteratura italiana

Iolanda Guilherme (USP)

A presente comunicação parte de uma citação de Italo Calvino no ensaio Rapidità, que foi o motor essencial da pesquisa e estruturação da tese de doutorado Italo Calvino, leitor de Leopardi, de autoria da proponente: In questa predilezione per le forma breve non faccio che seguire la vera vocazione della letteratura italiana, povera di romanzieri ma sempre ricca di poeti, i quali anche quando scrivono in prosa danno il meglio di sé in testi in cui il massimo di invenzione e di pensiero è contenuto in poche pagine, come quel libro senza uguali in altre letterature che è le Operette morali di Leopardi. (CALVINO, 1993, p.56). A pesquisa permitiu investigar como a síntese da poética calviniana expressa nessa citação se desenvolve ao longo da obra do autor, na qual em seu incessável diálogo com os clássicos e a tradição literária italiana, busca dar explicações para a sua produção literária referenciando outros autores, aqui especificamente Giacomo Leopardi, e, por meio dessa influência, se conectar com uma parte da tradição literária que remonta a literatura grega, nos modelos de Luciano de Samósata,  dos diálogos satíricos e dos diálogos socrático, em Platão, por via da relação entre as Operette Morali e a última obra publicada em vida de Calvino, Palomar. Ao percorrer os ensaios de Calvino nos quais Leopardi é citado, lidos em perspectiva com sua produção literária, é possível chegar a conclusão de que a forma breve à qual Calvino se refere tem uma tradição dentro da literatura italiana, na qual o autor das Operette morali é peça-chave de compreensão ao retomar a forma grega, poética e híbrida por excelência para Leopardi.

PALAVRAS-CHAVE: Forma literária; Giacomo Leopardi; Italo Calvino; Literatura italiana; Hibridações.

REFERÊNCIAS:

BARENGHI, M. “Introduzione” a Calvino, Italo, Saggi: 1945-1985. Milano, Mondadori, 1995, v.1.

BAZZOCCHI, M. A. L’immaginazione mitologica. Leopardi e Calvino, Pascoli e Pasolini. Edizione Pendagon, 1996.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5a ed. Rio de Janeiro: Forense Univeritária, 2013.

BELLUCI, N. CORTELLESSA, A. (org.) Quel libro senza uguale: le Operette morali e il novecento italiano. Roma: Bulzoni, 2000.

BRANDÃO, J. L. A Poética do Hipocentauro. Literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

BOLLATI, G. L’invenzione dell’Italia moderna. Torino: Bollati Boringhieri, 2014.

CALVINO, I. Romanzi e racconti. Milano: Mondadori, 2001.

__________ . Saggi 1945-1985. Milano: Mondadori, 1995.

FABIO, N. L'entusiasmo della ragione: studio sulle operette morali. Firenze: Le lettere, 1995.

LEOPARDI, G. Operette Morali. Milano, Mondadori, Ed. BUR, 2008.

_______    . Zibaldone di Pensieri. Nuova edizione tematica condotta sugli Indici leopardiani. Milano: Feltrinelli, 2019.