Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

GÊNEROS E FORMAS DA CONTAMINAÇÃO LITERÁRIA: HIBRIDAÇÕES NA LITERATURA ITALIANA

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Italo Calvino entre a tradição literária e a criação do romance hipertextual

Roberta Barni (USP)

Notoriamente avesso a falar de si próprio, Italo Calvino se autodefine como segue na trama de Se um viajante numa noite de inverno: “(...) sabe-se que é um autor que muda muito de um livro para outro, e é justamente nessas mudanças que se pode reconhecê-lo”. De fato, Calvino é um escritor que se apresenta de maneiras bastante diversificadas ao experimentar diversos modos narrativos. Ao observarmos atentamente o Viajante, notaremos a presença daquele percurso de mão dupla com que Calvino costuma se medir: a tradição literária italiana e o experimentalismo mais avançado. Temos aí, portanto, a presença do Calvino de sempre, mimetizado num novo Calvino. Seria esse o desejado romance capaz de conter todos os romances possíveis? Se um viajante numa noite de inverno nos mostra, em sua essência narrativa, a ideia calviniana de hiper-romance, que parece remeter à ideia da concretização de um hipertexto, na acepção moderna do termo. As obras enciclopédicas, segundo o autor, são dotadas de tantas informações e detalhes que os próprios autores podem acabar se perdendo na rede complexa criada por eles mesmos. Mas esse desnorteio não é, segundo os teóricos, uma das principais características do hipertexto genuíno? O hiper-romance, diz Calvino, seria um romance que engloba todas as formas possíveis de escrita, a ideia de infinitos universos concomitantes em que todas as possibilidades se realizam em todas as combinações possíveis. A base combinatória, matemática, que tanto intrigou nosso autor a partir de sua aproximação do Oulipo e de suas questões de tessitura textual teria, de algum modo, um patrimônio genético em comum com a criação do hipertexto? Procuraremos responder a essa pergunta mediante o cotejo de alguns trechos do autor e da teoria da hipermídia.

PALAVRAS-CHAVE: Italo Calvino; tessitura textual; hiperromance; hipertexto.

REFERÊNCIAS:

LANDOW, G. Ipertesto. Tecnologie digitali e critica letteraria. Ferri, P. (org), Trad. Italiana de Viviana Musumeci. Milano: Mondadori, 1998.

CALVINO, I. Una pietra sopra. Discorsi di letteratura e società. Milano: Mondadori, 1995. trad. bras.

CALVINO, I.Assunto encerrado. Trad. Roberta Barni, São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

CALVINO, I Romanzi e racconti, 3 vol., Milano: Mondadori, 1992.