Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

GÊNEROS E FORMAS DA CONTAMINAÇÃO LITERÁRIA: HIBRIDAÇÕES NA LITERATURA ITALIANA

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Como água e óleo: Alessandro Manzoni e seus escritos teóricos sobre as confluências entre ficção e história (online)

Antonio Marcio Ataide (UNIOESTE)

A presente proposta de comunicação individual tem por objetivo apresentar as linhas mestras de meu Projeto de Estágio Pós-Doutoral intitulado “Como água e óleo: Alessandro Manzoni e seus escritos teóricos sobre as confluências entre ficção e história”. Alessandro Manzoni (1785 – 1873) e sua obra são, por assim dizer, mais famosos do que efetivamente conhecidos; já seus escritos teóricos habitam uma zona umbrosa ainda maior. Nesse sentido, esse projeto pretende lançar luz aos seus diversos ensaios críticos que abordam temas teóricos, linguísticos e históricos, como as introduções de próprio punho às tragédias Il Conte di Carmagnola e Adelchi; o ensaio teórico Sul Romanticismo; as três diversas redações da introdução de sua experiência romanesca Fermo e Lucia e I promessi pposi; o copioso ensaio Del romanzo storico e, in genere, de’ componimenti misti di storia e d’invenzione; e o ensaio em forma de diálogo intitulado Dell’invenzione. Estes textos, além do o debate que promovem sobre composições narrativas híbridas de ficção e história, formam o corpus que este projeto pretende analisar, pois desde a publicação de sua primeira tragédia, Il Conte di Carmagnola, em 1820, a necessidade de novos parâmetros para uma diversa experiência estética encontram eco na instância prefacial (GENETTE, 2009), composta por uma Introdução ao evento histórico que a inspirou e de Notícias históricas. Expediente que repetirá em outras obras, como que movido por um profundo incômodo que o levasse a justificar a presença do elemento histórico em obras que mesclam, amalgamam — ou, para usar as interessantes imagens de Manzoni, que fundem cobre e estanho para formar o bronze, que misturam água e óleo, obtendo um líquido que já não é mais nem este, nem aquela — ficção e história, gerando um texto híbrido.

PALAVRAS-CHAVE: Alessandro Manzoni; Gêneros Híbridos Ficção e História; Teoria; Ensaio.

REFERÊNCIAS: