TÍTULO DO SIMPÓSIO:
GÊNEROS E FORMAS DA CONTAMINAÇÃO LITERÁRIA: HIBRIDAÇÕES NA LITERATURA ITALIANA
Julia Ferreira Lobão Diniz (UFRJ)
Gabriele D’Annunzio (1863 – 1938) é conhecido como o expoente do decadentismo na Itália; entretanto, sua poética não pode ser restringida a esse fato. Ao avaliar a produção dannunziana que tem início com a publicação do livro de poesias Primo Vere (1879) e termina com a sua inesperada morte por hemorragia cerebral durante a escritura de seu último trabalho no Vittoriale, é possível verificar que não havia temas ou gêneros textuais que fugissem à sua pena. O autor produziu crônicas, contos, novelas, poesias, romances, textos dramáticos, roteiros cinematográficos, campanhas publicitárias, notas de jornal, (auto) biografias, discursos políticos e toda sorte de texto escrito que o leitor possa imaginar. Sobre as suas obras, a de maior sucesso é, sem dúvida, Il Piacere (1889), porém, a boa recepção do seu primeiro romance causou um efeito colateral curioso: toda a produção dannunziana anterior à essa publicação parece ter sido reduzida a uma simples fase de amadurecimento (ANDREOLI, 2006; PULETTI, 1992) para que o autor pudesse chegar ao posto de decadentista italiano. No entanto, o ciclo jornalístico de d’Annunzio encerra tesouros que mesclam histórias fantásticas de anjos e arcanjos que denunciam a futilidade e o culto excessivo pela beleza, pactos fáusticos que satirizam o papel feminino na alta sociedade e até autobiografias de cigarros falantes que encerram críticas ferrenhas a políticos romanos. No incrível laboratório de escrita dannunziano, suas notas jornalísticas acerca da sociedade romana poderiam ser contundentes como uma denúncia ou enfeitadas com criaturas fantásticas e sobrenaturais. O presente estudo visa apresentar um recorte acerca da atuação diária de Gabriele d’Annunzio no jornal La Tribuna que tinha como caráter a hibridização da crônica, um texto jornalístico por excelência, e do fantástico (TODOROV, 2007), em cujos personagens, ambientações e enredos o autor muitas vezes escondia suas verdadeiras críticas.
PALAVRAS-CHAVE: Gabriele d'Annunzio; La Tribuna; Crônica; Literatura Fantástica.
REFERÊNCIAS:
ANDREOLI, Annamaria. Introduzione. In: D’ANNUNZIO. Gabriele. Tutte le novelle. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2006, p. X – XLVI
D’ANNUNZIO, Gabriele. Tutte le novelle. (Org. Annamaria Andreoli). Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2006.
D’ANNUNZIO, Gabriele. Scritti giornalistici 1882-1888. v. 1. (Org. Annamaria Andreoli). Milano: Mondadori, 1996.
D’ANNUNZIO, Gabriele. Scritti giornalistici 1889-1938. v. 2. (Org. Annamaria Andreoli). Milano: Mondadori, 1996a.
D’ANNUNZIO, Gabriele. D’Annunzio: Le cronache de La Tribuna. v.1. (Org. Ruggero Puletti). Firenze: Massimiliano Bone Editore, 1992.
D’ANNUNZIO, Gabriele. D’Annunzio: Le cronache de La Tribuna. v.2. (Org. Ruggero Puletti). Firenze: Massimiliano Bone Editore, 1992a.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PULETTI, Ruggero. Introduzione. D’ANNUNZIO, Gabriele. D’Annunzio: Le cronache de La Tribuna. (Org. Ruggero Puletti). Firenze: Massimiliano Bone Editore, 1992.