TÍTULO DO SIMPÓSIO:
GÊNEROS E FORMAS DA CONTAMINAÇÃO LITERÁRIA: HIBRIDAÇÕES NA LITERATURA ITALIANA
Juliana Hass (USP) e Maurício Paschoarelli (USP)
O objetivo deste trabalho é divulgar parte dos resultados do projeto de pesquisa “Scrittori tra due mondi: Aldo Palazzeschi in Brasile”, realizado em parceria com a Università degli Studi di Firenze, que estuda a recepção e a difusão da obra de Palazzeschi entre autores modernistas brasileiros, refletindo sobre a relação entre o modernismo de Mário de Andrade e o futurismo de Aldo Palazzeschi mediante a análise de obras presentes na biblioteca do autor brasileiro e de algumas de suas publicações realizadas em torno dos anos de 1920. Palazzeschi, em suas obras, sempre apresentou novidades, não raro subvertendo as formas literárias e poéticas frente às produções artísticas ou ao “movimento” do qual se aproximava. A narrativa do Il Codice di Perelà (1911), por exemplo, lida com atenção por Mário de Andrade, é realizada predominantemente por meio de breves diálogos conduzidos por várias vozes, com ritmos rápidos e dissonantes, conferindo à obra um caráter teatral; o protagonista, por ser diferente do gênero humano, atribui à história características fabular e épica; a supremacia da síntese e do dinamismo; o uso de onomatopeias, de justaposição de estilos concedem originalidade à estrutura do romance. Uma obra autêntica, na definição de Emil Staiger (1997, p. 15), pois “participa em diferentes graus e modos dos diferentes gêneros literários [...] essa diferença de participação vai explicar a grande multiplicidade de tipos já realizados historicamente”. Com a análise do material, percebe-se que Mário identificou-se com essa autenticidade e, por isso, certos aspectos de suas produções sugerem aproximações com algumas das de Palazzeschi.
PALAVRAS-CHAVE: Futurismo; Aldo Palazzeschi; Modernismo; Mario de Andrade; Hibridação de gêneros literários.
REFERÊNCIAS:
PALAZZESCHI, Aldo. Il Codice di Perelà (1911). In: TELLINI, Gino. (a cura di). Aldo Palazzeschi: Tutti i Romanzi. Milano: Mondadori, 2002.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.