Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

TRA MEMORIA, STORIA E RESISTENZA: LA SCRITTURA DELLE DONNE E DEI GRUPPI MINORITARI IN LINGUA ITALIANA

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Maria Messina: uma voz feminina da Sicília chega ao Brasil

Adriana Marcolini (USP)

A comunicação que proponho tem como mote a minha tradução de Piccoli Gorghi, de Maria Messina (1877-1944), publicada com o título de Pequenos Redemoinhos (São Paulo: Martin Claret, 2022). Trata-se de uma coletânea de novelas inéditas no Brasil, como aliás, é a obra desta escritora siciliana pouco conhecida não só por aqui, mas também na Itália. Na coletânea, Maria Messina expõe, com uma escrita lancinante, a condição das mulheres na Sicília, entre o fim do século XIX e o início do século XX, sujeitas à opressão, à submissão e à obediência. Impedidas de estudar e trabalhar, proibidas de fazerem suas próprias escolhas, às mulheres só cabia obedecer. Três das 13 novelas abordam o tema da emigração – sob o ponto de vista feminino. Trazem à tona a ótica das mulheres que ficavam, enquanto os pais, irmãos, filhos, noivos e maridos partiam para la Merica. As considerações acerca de Pequenos Redemoinhos abrirão caminho para tratar de temas afins, como as dificuldades que Maria Messina enfrentou para penetrar no mundo editorial, então dominado por editores e escritores do sexo masculino, e a correspondência mantida ao longo de dez anos (1909-1919) com Giovanni Verga, considerado por ela como seu mestre. Além de lhe dar conselhos, o escritor lhe prestou apoio, apresentando-a a editores. Maria Messina não frequentou a escola, então inacessível para as mulheres na Sicília. Recebeu aulas da mãe e do irmão. Permaneceu obscurecida por cinco décadas até voltar a ser publicada graças ao escritor Leonardo Sciascia, que na década de 1980 propôs à editora Sellerio, de Palermo, a republicação de seus livros.

PALAVRAS-CHAVE: Messina; Sicília; Redemoinhos; literatura; feminina.

REFERÊNCIAS:

MESSINA, Maria. Pequenos Redemoinhos. São Paulo: Martin Claret, 2022.

GARRA AGOSTA, Giovanni. Un idillio letterario inedito verghiano: lettere inedite di Maria Messina a Giovanni Verga. E-book (2015). Disponível em:   <https://www.liberliber.it/online/autori/autori-m/maria-messina/un-idillio-letterario-inedito-verghiano/> Último acesso em 2/7/2023.

VENEBERG, Aleida. Variazioni nel Verismo. “Sei personaggi femminili di Maria Messina e due di Giovanni Verga”. Tesi di laurea breve in Lingua e Cultura Italiana. Universiteit van Amsterdam, Facoltà di Scienze Umane, 2014.