Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

A LÍNGUA ITALIANA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO, O ENSINO E APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TRANSFORMAÇÃO

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Alunos conectados x alunos desconectados: da dicotomia à integração em sala de aula de língua Italiana

Nara Jaqueline Avelar Brito (UFC)

O presente trabalho busca refletir sobre a dicotomia existente entre alunos conectados e alunos desconectados em sala de aula de língua italiana, além de discutir os desafios e oportunidades que surgem desse contexto educacional. A integração de estudantes pertencentes a grupos tão diversos abre novas perspectivas de aprendizagem, possibilitando uma abordagem mais inclusiva e diversificada. Keengwe, Onchwari e Wachira (2013), em sua revisão da literatura sobre o uso da tecnologia na educação, ressaltam a importância de integrar a tecnologia em sala de aula. Porém, ainda nos deparamos com alunos que, por pertencerem à geração analógica ou por opção própria, estão afastados do mundo virtual. Esses alunos podem ter contato mais limitado com recursos digitais e interações online, o que pode gerar sentimentos de exclusão e desvantagem em relação aos colegas conectados. Diante dos questionamentos apresentados por Ruggiero (2017) sobre como utilizar as tecnologias de forma eficaz em sala de aula e quais precauções tomar para evitar dificuldades, propomos estratégias que criem um ambiente de aprendizagem inclusivo e de apoio, levando em consideração o nível de conhecimento tecnológico de cada um. Verificamos que para alcançar essa integração, a troca de conhecimento entre os alunos e a incorporação gradual de elementos interativos e novas ferramentas digitais em suas experiências educacionais são essenciais. Ao adotar uma abordagem inclusiva e sensível às necessidades individuais dos alunos, os professores de língua italiana podem maximizar o potencial das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramentas poderosas para melhorar a aprendizagem e a interação social em sala de aula. Ao fazer isso, estaremos caminhando em direção a uma educação mais equitativa, onde todos os alunos possam se beneficiar do ambiente de aprendizagem digital.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de língua italiana; Integração; Didática Inclusiva.

REFERÊNCIAS:

Keengwe, J., Onchwari, G., & Wachira. Integrating Technology in the Classroom: A Literature Review on the Use of Technology in Mathematics Education. Journal of Science Education and Technology, v. 22, n. 2, p. 148-167, 2013.

Ruggiero, FAbio. In Stefano Assolari & Rowena Burlenghi. INTRODURRE LE TIC NELL’INSEGNAMENTO DELL’ITALIANO L2/LS AI BAMBINI. SUGGERIMENTI E RIFLESSIONI. 2013. Ita Okullar? – Istanbul.