Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

A LÍNGUA ITALIANA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO, O ENSINO E APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TRANSFORMAÇÃO

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O ensino de Italiano para fins específicos na modalidade presencial e on-line: desafios e potencialidades

Suelen Najara de Mello (UFBA)

O presente trabalho visa relatar a experiência do ensino de língua italiana no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), hoje Rede Andifes Nacional de Especialistas em Língua Estrangeira - Idiomas sem Fronteiras, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A participação em políticas públicas que visem a internacionalização do ensino superior é uma das grandes ações desenvolvidas pela UFV através de parcerias e projetos que inserem à universidade no âmbito educacional internacional. Como reflexo dessa participação, observa-se que as demandas de cursos para fins específicos surgem para atender pedidos oriundos de diferentes departamentos. Nesse contexto, ao se criar e oferecer cursos para finalidades específicas é importante que o professor considere que “as competências linguístico-discursivas e socioculturais específicas que os estudantes devem desenvolver diferem, em certa medida, do que estão habituados a aprender em seus cursos de LE em escolas de línguas para a comunicação oral e escrita, voltadas às situações do cotidiano” (CARAMORI; ALBUQUERQUE; 2022). Sendo assim, discutir-se-á como os cursos foram pensados e organizados para atender as demandas dos alunos e quais foram as experiências ao ministrar cursos para fins específicos nas modalidades remota e presencial, observando como o mesmo material foi utilizado em contextos diferentes e como se deu a interação dos alunos em ambos os cenários com os mesmos materiais.

PALAVRAS-CHAVE: Rede Andifes; Internacionalização; Fins Específicos.

REFERÊNCIAS:

CARAMORI, A. P.; Albuquerque-Costa, Heloisa B. . Formação de professores para a internacionalização : problematizando as experiências realizadas na REDE ANDIFES IsF- Francês e italiano.. In: Elaine Maria Santos; Rodrigo Belfort Gomes; Beatriz Gama Rodrigues. (Org.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil.. 1aed.Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2022, v. , p. 63-80.

ZANETTE, R. I. C.. O ensino de línguas no Ensino Superior do século XXI. In: Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro; Wãnia Cristiane Beloni. (Org.). Pesquisas em Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. , p. 127-140.