TÍTULO DO SIMPÓSIO:
A LÍNGUA ITALIANA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO, O ENSINO E APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TRANSFORMAÇÃO
Maria do Socorro Cecim Coelho (UFPA)
Ao fazer uma análise das recentes mudanças ocorridas na atual sociedade, destacam-se com evidência as inovações que surgiram a partir do desenvolvimento das tecnologias da informação (TI’s). Tais mudanças englobam os mais diversos âmbitos da vida humana oportunizando assim a chegada de novos parâmetros para tudo, incluindo as formas de ensino. O maior alcance das redes sociais, o impulso da conectividade durante e após a pandemia, o acesso a bandas largas mais velozes e eficientes contribuíram fortemente para que o ensino se tonasse viável através da internet e abriram a possibilidade para que novas configurações de ensino se concretizassem em rede. O uso das tecnologias digitais tem sido um desafio constante seja do ponto de vista do seu manuseio como da sua aplicação nas metodologias de ensino on line. O objeto desta apresentação consiste na exposição de uma configuração de ensino de língua italiana em rede, através de aulas síncronas e assíncronas, durante a oferta coletiva de um curso para as universidades credenciadas na Rede Andifes- Programa Idiomas Sem Fronteiras ocorrido entre maio e julho de 2023. Nosso objetivo é demonstrar a utilização de uma metodologia de ensino híbrido com tecnologias digitais (aplicativos, páginas web, plataformas digitais) voltada para a construção autônoma do conhecimento linguístico e centrada no interesse e na busca do aluno pela aprendizagem, caminhando em consonância com as políticas linguísticas voltadas para a internacionalização, onde se inclui o Programa da Rede Andifes ISF-Italiano, no qual “atuamos no sentido de compreender a flexibilidade dos formatos sem, no entanto, deixar de enfatizar os princípios didático-metodológicos” (CARAMORI; ALBUQUERQUE-COSTA, 2022, p.78). A configuração metodológica utilizada apresenta-se como mais uma possibilidade para que o ensino de italiano alcance espaços ainda não contemplados no nosso território.
PALAVRAS-CHAVE: curso on-line; tecnologias digitais; ensino de italiano; oferta coletiva.
REFERÊNCIAS:
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na
educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
CARAMORI, A. P.; ALBUQUERQUE-COSTA, Heloisa B. Formação de professores para a internacionalização: problematizando as experiências realizadas na REDE ANDIFES IsF- Francês e italiano. In: SANTOS, Elaine Maria; GOMES Rodrigo Belfort; RODRIGUES Beatriz Gama (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil. 1aed.Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2022, v. , p. 63-80.
GABRIEL, M. Educar, a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.