TÍTULO DO SIMPÓSIO:
A LÍNGUA ITALIANA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO, O ENSINO E APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TRANSFORMAÇÃO
Marlon da Fonseca Misceno Araujo (UFSM)
A recente pandemia da Covid-19 causou diversos impactos e nos exigiu uma adaptação ao que foi chamado como “novo normal”. Passamos por diferentes níveis de mudanças em nosso cotidiano, incluindo práticas educacionais, que passaram a ser organizadas através de ambientes virtuais e precisaram ser adaptadas para o período de vigência emergencial do ensino remoto. Assim, as universidades públicas mantiveram-se em funcionamento com o uso de plataformas digitais como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, entre outros aplicativos e recursos digitais. Por sua vez, com o retorno das atividades presenciais, as plataformas virtuais continuam à nossa disposição e, com o avanço tecnológico, novas ferramentas continuaram a surgir nos últimos anos, entre elas o ChatGPT. Desenvolvida pela empresa de tecnologia OpenAI, a inteligência artificial (IA) oferece aos seus usuários desde uma simples troca de mensagens, como também responde dúvidas mais específicas como, por exemplo, relativas à gramática e escrita de uma língua estrangeira. A prática docente nos permite buscar formas diferentes de estímulo para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, incluindo a “identificação e definição de situações de comunicação oral e escrita” (CARAMORI; ALBUQUERQUE-COSTA, GREGOLIN, 2023, p. 141) que estejam sempre ao alcance dos alunos e que auxiliem nos processos de aprendizado. Além disso, é preciso ressaltar que o aprendizado de uma língua “se dá de maneira multifacetada, quanto maior a diversidade de materiais, ou input, maior o engajamento dos alunos para a construção de novos saberes” (CARAMORI; ARAUJO; MELLO, 2022, p. 18). Assim, a presente proposta de comunicação trata das possibilidades e contribuições advindas do uso do ChatGPT enquanto ferramenta complementar em atividades de escrita no ensino de língua italiana no âmbito da Rede Andifes IsF em cursos presenciais de italiano realizados na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de italiano; Inteligência artificial; ChatGPT.
REFERÊNCIAS:
CARAMORI, A. P.; Albuquerque-Costa, H. B.; GREGOLIN, I. V..” Formação de professores de línguas para a internacionalização: perspectivas à luz das contribuições do IsF”. In: Lucas Chagas Araujo; João Paulo Pereira Coelho (Org.). Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia, MS : Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul, 1. ed. 2023, p. 135-150.
CARAMORI, A. P.; ARAUJO, M. da F. M.; MELLO, S. N. de. Além da tela: a Itália através do cinema na sala de aula remota da Rede Andifes - ISF. Revista de Italianística, [S. l.], n. 44, p. 6-21, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-8281.i44p6-21. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/197023. Acesso em: 2 jul. 2023.