TÍTULO DO SIMPÓSIO:
(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS
Marianna Schneider (UFPR)
Antes mesmo de entrarem em sala de aula, muitos professores de línguas estrangeiras encontram-se desmotivados por já conhecerem problemas estruturais das escolas como o número elevado de alunos em sala, pouco tempo de aula, falta de estrutura, baixa remuneração e desvalorização. Estes são alguns dos fatores apresentados por Miccoli (2016) como essenciais para o sucesso do ensino-aprendizagem de um idioma. Esta sensação de desmotivação pode gerar muitos sentimentos negativos nos professores os quais, muitas vezes, precisam utilizar a estratégia de “gerenciamento de emoções” (tradução própria) descrita por Benesh (2012) como uma tentativa consciente de mudar a forma como o indivíduo se sente para que possa expressar as emoções consideradas mais adequadas para certas situações sociais. Atitude nem sempre positiva por camuflar os sentimentos considerados “ruins”. Este trabalho visa a apresentação dos resultados do curso “Ensino com Consciência”, desenvolvido para coletar dados de professores da rede pública ou privada de ensino sobre a 'consciência' que têm acerca do papel deles como professores de línguas e de suas habilidades emocionais para lidar com as situações (comunicativas) da sala de aula de língua estrangeira. Os resultados preliminares apontam para o desconhecimento de técnicas implícitas de ensino, bem como daquelas para o controle dos sentimentos e emoções que surgem em sala de aula, que ao longo do curso parecem ter sido alvo de atenção dos professores. Conclui-se que esses temas precisariam ser abordados na formação inicial e continuada de professores na atualidade, para que os contextos de ensino/aprendizagem de línguas pudessem ajudar a garantir maior segurança e previsibilidade, mesmo diante das eventuais dificuldades que possam surgir.
PALAVRAS-CHAVE: Consciência; Atualização docente; Objetivos de ensino.
REFERÊNCIAS:
BENESH, Sarah. Considering emotions in critical english language teaching: theories and praxis. Nova Iorque: Routledge, 2012.
HERVÁS, Gonzalo; CEBOLLA, Ausiàs; SOLER, Joaquim. Intervenciones psicológicas basadas en mindfulness y sus beneficios: estado actual de la cuestión. Clínica y Salud, [S.L.], v. 27, n. 3, p. 115-124, nov. 2016. Colegio Oficial de Psicologos de Madrid. http://dx.doi.org/10.1016/j.clysa.2016.09.002.
MICCOLI, Laura (org.). Valorizar a disciplina de inglês e seu trabalho de professor. In: CUNHA, Alex Garcia da (org.). Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. São Paulo: Parábola, 2016.