TÍTULO DO SIMPÓSIO:
(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS
Natália Savassi Tamaio (USP) e Olga Alejandra Mordente (USP)
Na Educação a dupla “perguntar e responder” é um lugar comum. Dillon (1998) indica que a maiêutica pressupõe o ensino com um processo baseado em perguntas respostas, sendo esse incorporado ao nosso conceito de ensinar. As perguntas estão fortemente presentes nos livros de textos, de exercícios, na explicação do professor, ou seja, norteiam todo o discurso da sala de aula. A partir da década de 1980 vários estudos focalizam o discurso na sala se aula e, a partir de então, fortaleceram -se outros sobre o discurso do professor e o uso de perguntas. Nas décadas de 1960 e 1970, os estudos salientam principalmente na dimensão cognitiva, procurando indagar a relação entre o uso de perguntas do professor a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem (ORTALE, 2013, p. 114). A interação dentro e fora da sala de aula é majoritariamente de forma oral e as perguntas seriam instrumentos para facilitar a compreensão do insumo e incentivar o aluno a produzir na língua estrangeira estudada. Sabemos que o ato de perguntar é essencial dentro da sala de aula, assim como em situações reais, pois é através dele que demonstramos a curiosidade e aprendemos o novo. Todavia, não há estudos suficientes sobre quais são as tipologias de perguntas mais eficazes para serem utilizadas na sala de aula de uma língua estrangeira. Esse trabalho tem como objetivo apresentar as principais tipologias de perguntas que podem ser utilizadas na sala de aula de língua estrangeira.
PALAVRAS-CHAVE: Taxonomias de aprendizagem; interação; tipologia de perguntas.
REFERÊNCIAS:
BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956. 262 p. (v. 1)
CAZDEN, C.B. Classroom discourse: the language of teaching and learning. 2ª ed. Portsmounth: Heinemann, 2001.
DILLON, J.T. Using questions to depressa student thought. School Review, n. 87m p. 50-63, 1978.
______. Alternatives to questioning. High School Journal.v. 62, n. 5, p. 217-22. 1979
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
HOLLINGWORTH, P. M. The questioning: the heart of teaching. The Clearing House, v. 55, p. 350-2, 1982.
ORTALE, F. L. “As perguntas em sala de aula: subsídios para refletir sobre as atividades de compreensão em língua estrangeira”. In: MORDENTE, O. A, FERRONI, R. (Org.) Habilidades de leitura em italiano no contexto universitário. São Paulo: Humanitas, 2011."