TÍTULO DO SIMPÓSIO:
(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS
Ana Paula Miranda Mendes (UFPR) e Paula Garcia de Freitas (UFPR)
Percebendo a importância que o livro didático possui nas aulas de língua estrangeira (Coracini, 1999), esta pesquisa propôs uma extensão da análise dos verbos de comando presente nos enunciados de dois livros didáticos para o ensino de italiano como língua estrangeira, Al Dente 1 e Arrivederci 1 realizada por Mendes (2019). Nesta pesquisa, o objetivo geral foi de verificar se existe uma progressão na bidimensionalidade dos domínios (dimensão conhecimento e processo cognitivo) que avaliam como uma atividade será realizada e qual o conteúdo em andamento conforme a categorização proposta pela Taxonomia de Bloom Revisada (2001), na coleção Al Dente. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar através da classificação dos enunciados das atividades da coleção didática Al Dente quais os objetivos de aprendizagem dos volumes e em seguida apurar se esses objetivos seguem as progressões dentro da bidimensionalidade dos domínios propostos por Bloom. Assim como na pesquisa de Mendes (2019), percebemos que há uma relevância das três primeiras categorias da dimensão do processo cognitivo sendo elas Lembrar, Entender e Aplicar, em detrimento das três finais, Analisar, Avaliar e Criar, que dizem respeito às categorias mais complexas de atividades, as quais teriam como objetivo fazer com que os alunos produzissem efetivamente a língua estrangeira. Além disso, avaliando a bidimensionalidade da Taxonomia de Bloom Revisada (2001) a questão da progressão dentro do processo cognitivo, foi possível perceber uma maioria de casos dentro da primeira categoria que é a de Conhecimento Efetivo em todos os volumes da unidade didática e um equilíbrio entre a segunda e terceira categoria, Conhecimento Conceitual e Conhecimento Procedural, com um desfalque na última categoria Conhecimento Metacognitivo que teve padronizadas mas raras recorrências.
PALAVRAS-CHAVE: livro didático; enunciados; Taxonomia de Bloom; ensino de LE.
REFERÊNCIAS:
BELHOT, R. V.; FERRAZ, A. P. C. M. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod. Vol. 17. São Carlos, 2010 BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956. 262 p. (v. 1)
CORACINI, M. J. O processo de legitimação do livro didático na escola de ensino fundamental e médio: uma questão de ética. In: CORACINI, M. J. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999.
MENDES, A. P. M. Análise de verbos de comando das atividades de dois livros didáticos de italiano como língua estrangeira: Al Dente 1 e Arrivederci 1. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Italiano - Português) Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.