TÍTULO DO SIMPÓSIO:
COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
Gisele Palmieri (UFRJ)
Esta comunicação propõe um estudo comparativo da trajetória dos escritores Leonardo Sciascia (1929-1989) e Roberto Saviano (1979 -), à luz de uma análise científica de seus textos literários e não literários. O objetivo é identificar como os referidos autores gerenciaram suas inserções no campo literário, demonstrando qual posição ambos pretenderam ocupar e qual realmente ocuparam. Considerando que a produção das obras literárias é condicionada por um contexto histórico-social, assim como a trajetória de um escritor no intertexto define sua identidade enunciativa, mobilizarei os conceitos de “campo literário”, de Bordieau (1996) e “instituição literária”, de Maingueneau (2016), mostrando como a recepção de obras literárias e o posicionamento de um escritor são balizados por questões sociais, históricas e discursivas. Tais escritores foram escolhidos pela especificidade de suas produções: a de denúncia, no âmbito da sociedade italiana. Seja na segunda metade do século XX, seja na primeira metade do século XXI, romperam o paradigma do silêncio sobre questões envolvendo crime e justiça. Acredito que no caso de Sciascia e Saviano, o comportamento, enquanto escritores, está associado à condição de produção de suas obras e, no caso específico de Saviano, também às suas consequências. Assim, compreenderemos que máfia e fascismo se apresentam em seus títulos não apenas como abordagem temática, mas também como relatos de experiências, por meio dos quais seus textos não literários funcionaram como suporte de seus testemunhos.
PALAVRAS-CHAVE: campo literário; instituição discursiva; trajetória; posicionamento; intertexto.
REFERÊNCIAS:
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
______. Discurso literário. Trad. Adail Sobral. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016a.