TÍTULO DO SIMPÓSIO:
COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
Maitê Rosa Alegretti Rodrigues (USP)
Esta comunicação pretende comparar o conto “Seratina” de Niccolò Ammaniti e Luisa Brancaccio, presente no livro Gioventù Cannibali (1996) e o romance La Paranza dei Bambini (2016) de Roberto Saviano. Intenta-se traçar um paralelo entre o conto com os três capítulos da obra de Saviano, são eles “Zoo”, “La testa del turco” e “Addestramento”. O conto e os capítulos partilham o mesmo espaço geográfico o zoológico mas em cidades diferentes, Roma e Nápoles, onde os garotos de Forcella em La Paranza dei Bambini vão buscar as armas prometidas por um capozona e onde três personagens de “Seratina” vão aventurar-se durante uma madrugada regada de drogas e bebidas. Existe uma crueza perante os animais, enquanto os personagens são também descritos como ratos e hamsters. A atrocidade com os bichos do zoológico é utilizada para enfatizar uma juventude sem perspectivas em ambas as obras, seja por um realismo apocalíptico de Saviano, quanto uma narrativa voltada ao horror cotidiano de Niccolò Ammaniti e Luisa Brancaccio, que partilham uma linguagem veloz, violenta com poucas descrições de espaço e características físicas de personagens, mas que visam transmitir um efeito de real. A discussão tem como norte principalmente as obras Realismo e letteratura, una storia possibile (2007) de Federico Bertoni, Stile e tradizione nel romanzo italiano contemporaneo (2007), Alberto Casadei, Il Brand Gomorra. Dal romanzo alla serie Tv, de Giuliana Benvenuti, “Fiction, Gli effetti di realtà. Un bilancio della narrativa italiana di questi anni” (2016), Gianluigi Simonetti e La letteratura nell’età globale (2012) de Ceserani e Benvenuti.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Contemporânea Italiana; Narrativa Italiana; Literatura Global; Geração Cannibali.
REFERÊNCIAS:
BENVENUTI, G. “Apontamentos sobre a literatura italiana dos anos 2000” In: Revista Italianística n° 37, 2018, acessado em 26/09/2022:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i37p5-16.
_____________. Il Brand Gomorra. Dal romanzo alla serie Tv. edizione e-book, Bologna: Il Mulino, pp 226.
____________. O novo realismo italiano: de Pasolini a Saviano. Remate de Males, Campinas, pp. 235-248. 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/remate.v34i1.8635844> Acessado: em 02/01/2022.
BERTONI, F. Realismo e letteratura, una storia possibile. Torino: Einaudi, 2007.
CASADEI, A. Stile e tradizione nel romanzo italiano contemporaneo. Bologna: Il Mulino, 2007, p.
CESERANI, R. e BENVENUTI. G. “L’Europa al centro del mondo” In: La letteratura nell’età globale. Bologna: Il Mulino, 2012, pp.
BROLLI, D. (organização). Gioventù Cannibali. Stile Libero, Einaudi, 1996, pp. 168.
DONNARUMMA, Raffaele. Ipermodernità: Dove va la narrativa contemporanea. Il Mulino: Bologna, 2014, pp. 250.
______________________. Angosce di derealizzazione. Fiction e non Fiction nella narrativa italiana di oggi. In: Finzione Cronaca Realtà: scambi intrecci e prospettive nella narrativa contemporanea. SERKOWSKA, H.[org], Transeuropa, 2011, pp. 23-51.
MONGELLI, M. Non Fiction novel e New journalism. In: Fiction e Non Fiction, Storia, teorie e forme. CASTELLANA. R [org]. Torino: Carocci editore, 2021, pp:115- 133.
SAVIANO, Roberto. Gomorra. A História de um jornalista infiltrado na violenta máfia napolitana. Tradução Elaine Niccolai. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020, pp. 349.
________________.Gomorra. Viaggio nell’impero economico e nel sogno di dominio della camorra. Milano: Mondadori: 2017, 373.
62
________________. La paranza dei bambini. Feltrini: Milano, 2016, pp.352.
_________________.Os meninos de Nápoles: Conquistando a cidade. Tradução: Solange Pinheiro. São Paulo: Companhia das letras, 2019, pp. 405.
SIMONETTI, G. Il realismo dell’irrealtà. Attraversare il postmoderno. In: CoSmo. Comparative Studies in Modernism, 1/2012, pp. 113-120. disponível em: <<https://doi.org/10.13135/2281-6658/167>> acessado em: 09/10/2022.
_____________. I nuovi assetti della narrativa italiana (1996 - 2066). In: Revista Allegoria 57, 2008, pp. 95 - 136. disponível em: <<https://www.allegoriaonline.it/PDF/107.pdf>> acessado em: 09/10/2022.
_____________. Gli effetti di realtà. Un bilancio della narrativa italiana di questi anni. In: In: Nuovi realismi: Il caso italiano, definizioni, questioni e prospettive. Org: CONTARI, Silvia. Transeuropa, 2016, pp. 149 - 166.