TÍTULO DO SIMPÓSIO:
COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
Gisele Batista da Silva (UFRJ)
Esta proposta de comunicação pretende analisar a inscrição de matéria literária italiana no jornal L’Iride Italiana (1854-1856), fundado na Corte do Rio de Janeiro, pelo genovês Alessandro Galleano Ravara, em julho de 1854. A partir da identificação de autores e obras do universo literário italiano, pretende-se reconstituir e cotejar as ideias e as formas em que se inscreveram tais textos, isto é, nos locais de sua produção e de circulação no referido periódico. Notaremos que, a partir da inscrição desses textos na materialidade do veículo tipográfico, é possível atribuir-lhes uma historicidade particular, recuperando, por meio do contato e do diálogo entre cultura de origem e de chegada, uma visão crítica do papel desempenhado por esses textos fora de seu território nacional.
PALAVRAS-CHAVE: transferência cultural; identidade; imprensa em italiano; L'Iride Italiana; literatura italiana.
REFERÊNCIAS:
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a di-fusão do nacionalismo. Trad. de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
CASANOVA, Pascale. A República Mundial das Letras. Trad. de Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
GRANJA, Lúcia. A circulação dos impressos no Brasil do século XIX (atores do mundo dos livros). In: Revista Olho d’água, São José do Rio Preto, 13(1), Jan.-Jun./2021. ISSN: 2177-3807 p. 131-143.
SILVA, Gisele Batista da. Narrativas da cultura italiana no Brasil oitocentista:identidade e subjetividade enunciativa na imprensa de imigração. In: Revista Lumina, Juiz de Fora, PPGCOM – UFJF, v. 13, n. 1, p. 91-104, jan./abr. 2019, p. 91-104.
TRENTO, Angelo. Imprensa italiana no Brasil: século XIX e XX. Trad. de Roberto Zaidan. São Carlos: EdUFSCar, 2013."