Silvia Tatti

Professora titular de Literatura Italiana na Universidade de Roma La Sapienza. Suas áreas de pesquisa abrangem os principais autores da literatura, sobretudo dos séculos XVIII e XIX (Metastasio, Goldoni, Parini, Alfieri, Foscolo, Leopardi, Nievo) e temas como literatura e política, intercâmbios culturais entre Itália e França, literatura do exílio, melodrama e teatro, ressurgimento e literatura, classicismo e o conceito de clássico, literatura feminina, e didática da literatura. Entre suas obras mais significativas, destacam-se os seguintes volumes: Le «Tempeste della vita». La letteratura degli esuli italiani in Francia nel 1799, 1999; L'antico mascherato. Letteratura, melodramma, teatro: studi su Roma antica e moderna nel Settecento, 2003; Il Risorgimento dei letterati, 2011; Classico. Storia di una parola, 2015; Poeti per musica. I librettisti e la letteratura, 2016; Esuli. Scrittori e scrittrici dall'antichità ad oggi, 2021; Scrittrici italiane tra Otto e Novecento, a cura di, Brescia, Morcelliana, 2023, Romanticismi (a cura di in collaborazione con Stefano Verdino), Roma, Carocci, 2025.
Mónica Arreghini

É professora de italiano, formada no Instituto J. V. González de Buenos Aires (Argentina), com especialização em Didática do Italiano pela Universidade Ca' Foscari de Veneza. Ensinou Didática do Italiano no Instituto de Formação Docente "J.V. González" no programa de Professorado de Italiano em Buenos Aires, também exercendo a função de coordenadora do Plano de Estudos. Como formadora, conduziu cursos de capacitação na Argentina, Uruguai e Paraguai.
Autora de livros didáticos para o ensino de italiano para hispanofalantes, colaborou com diversas editoras italianas. Trabalhou como Coordenadora do Projeto Italiano nelle scuole da Sociedade Dante Alighieri, entidade envolvida no Acordo de Cooperação entre a cidade de Buenos Aires e o Ministero della Pubblica Istruzione, com o objetivo de promover a língua e a cultura italiana nas escolas primárias e secundárias da cidade.
Atualmente, está envolvida no Ministero della Pubblica Istruzione della Città di Buenos Aires, na Gerência Operativa de Línguas Estrangeiras (GOLE). É autora de material didático para as escolas primária e secundária de Buenos Aires e desenvolveu o novo Currículo de Italiano para a Escola Primária, previsto para implementação em 2025. Além disso, leciona no programa de Postítulo in Lingua e Cultura Italiana dell'Università del Salvador. Também trabalha na Universidad Provincial de Ezeiza (UPE) como professora nos cursos de italiano.
Gino Roncaglia

Professor titular de Editoria digitale, Digital Humanities e Filosofia dell'Informazione da Università di Roma Tre. É Membro do conselho científico da Scuola Nazionale del Patrimonio e delle Attività Culturali, professor honorário da Universidad Nacional de Villa María na Argentina, e foi autor ou consultor científico para muitas transmissões da RAI Cultura, dedicadas ao mundo da Internet e das culturas de rede. Sobre esses temas, publicou diversos livros e inúmeros artigos científicos. Seu último livro é "L'architetto e l'oracolo: forme digitali del sapere fra Wikipedia e Chat GPT" (Laterza 2023, 5ª reimpressão 2024). Antes de ingressar na universidade, foi documentarista bibliotecário na Câmara dos Deputados.