Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Voci di Donne: Narrazioni Plurali nella Letteratura Italiana Contemporanea

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Entre Passado e Presente: O Teatro Feminino de Cristina Comencini

Priscila Nogueira da Rocha - Doutora/UFRJ

O século XX literário, incluindo sua produção teatral, foi predominantemente marcado pela hegemonia masculina, o que historicamente dificultou o delineamento de uma trajetória coesa para a dramaturgia feminina italiana. Essa lacuna é acentuada pela escassez de estudos sistemáticos sobre as autoras e suas obras, refletindo um passado em que as mulheres eram sistematicamente afastadas dos palcos, especialmente quando o teatro assumia funções de expressão religiosa ou política. Nesse cenário, figuras como Natalia Ginzburg e Dacia Maraini emergem como pilares, representando, respectivamente, as tendências da comédia e da tragédia, e servindo de inspiração e modelo para as gerações subsequentes de dramaturgas italianas, pavimentando um caminho para vozes antes silenciadas. Esta apresentação visa, portanto, apresentar e analisar a peça teatral Due Partite (2006), de Cristina Comencini (1956-), explorando a condição feminina na sociedade italiana em dois momentos cruciais – os vibrantes anos 1960 e a época contemporânea – e, mais especificamente, a representação da figura materna sob a perspectiva dos estudos feministas e de gênero. Estruturada em dois atos dinâmicos, a obra reúne dois grupos de mulheres – quatro mães e suas respectivas quatro filhas – cujos diálogos e relatos vívidos sobre suas vidas, a experiência da maternidade, os desafios cotidianos e suas relações com homens, trabalho e família traçam um percurso que espelha a evolução da sociedade e do pensamento feminista das décadas de 1960 a 1990; projetando-se para os anos 2000, "Due Partite" explora a superação da dicotomia mãe-mulher, aprofundando o sentimento de maternidade e o papel da mãe, que, se no passado, eram percebidos como naturais e dados como certos, hoje são enfrentados com uma complexidade significativamente maior. A peça, assim, oferece um panorama instigante das transformações globais no papel das mulheres na sociedade, iluminando suas lutas e conquistas em diferentes gerações.

PALAVRAS-CHAVE: Cristina Comencini, Due Partite, teatro feminino, maternidade, Novecento

REFERÊNCIAS:

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo.  Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.   

COMENCINI, Cristina, Due partite. Milano: Feltrinelli, 2006.

FRAU, Ombretta, “Fatte per essere madri? Il rifiuto della maternità nella letteratura femminile in Italia fra Otto e Novecento,” Anuario de Letras Modernas, 16 (2011).

SAPEGNO, Maria Serena, “Democrazia ed emancipazione,” in Identità e differenze. Introduzione agli studi delle donne e di genere. Milano: Mondadori, 2011.