TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Voci di Donne: Narrazioni Plurali nella Letteratura Italiana Contemporanea
Beatriz de Paula Morgado Monteiro - Mestranda/UFRJ
Sonia Cristina Reis - Doutora/UFRJ
Priscila Nogueira da Rocha - Doutora/UFRJ
A multifacetada escritora e poetisa turinesa Amalia Guglielminetti (1881-1941) produziu obras de natureza variada e ocupou diferentes espaços no intenso cenário cultural da época. Com a ascensão do feminismo e a participação gradativa de mulheres no horizonte literário do século XX, os temas que outrora eram apreciados e conduzidos predominantemente sob a perspectiva de homens, passaram a ser colocados à luz através da visão feminina. No entanto, essas novas abordagens não alcançaram facilmente a mesma popularidade, devido aos estereótipos fomentados pela sociedade patriarcal, principalmente no que diz respeito a literatura que favoreceu idealizações do femininino: de donna angelo a femme fatale a signora domestica. Nesse sentido, a escritora atravessa, e é influenciada, por inúmeros poetas, sendo a relação com Guido Gozzano (1883-1916) a mais comentada dentre todas. Com o poeta, trocou extensas cartas por anos, reunidas no volume Lettere d’amore (2012), compartilhando frequentemente seus anseios, desejos, ideias, expectativas e, sobretudo, a incessante solidão decorrente do empenho em sobrepujar as barreiras impostas às mulheres, bem como pelo extenuante desejo em ser reconhecida por seu talento. Assim, o universo das obras de Guglielminetti gira em torno da órbita feminina, retratando a rebeldia, a paixão, os desejos mais íntimos e a busca pela independência, ao passo que também reflete sobre a evidente desigualdade, um aspecto notável apesar dos posicionamentos da autora que, em suas correspondências com Gozzano, por vezes reforçaram a misoginia. De toda forma, considera-se necessário explorar as temáticas citadas e, acima de tudo, promover análises sobre a presença de escritoras na literatura italiana. Logo, esta comunicação propõe investigar como Amalia Guglielminetti contribuiu para a representação do feminino em poesias selecionadas na obra Le Seduzioni (1908), alinhado com a leitura de algumas cartas, e como a expressão da voz narrante impulsiona a discussão de questões fundamentais para o panorama cultural e literário.
PALAVRAS-CHAVE: Amalia Guglielminetti; Vozes femininas; Le Seduzioni
REFERÊNCIAS:
GUGLIEMINETTI, A.; GOZZANO, G. Lettere d’amore. Milano: Garzanti, 1951.
GUGLIELMINETTI, Amalia. Le seduzioni. Torino: Lattes, 1909.
SANTAGATA, Elena. Le seduzioni di Amalia Guglielminetti come canzoniere d’amore femminile. AdI Editore, Roma, v. 2, n. 2, p. 33-41, dez. 2024. Disponível em: https://www.italianisti.it/pubblicazioni/atti-di-congresso/per-un-nuovo-canone-poetesse#atti-del-convegno-internazionale-del-gruppo-di-ricerca-adi-assoc. Acesso em: 26 jun. 2025.