TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Voci di Donne: Narrazioni Plurali nella Letteratura Italiana Contemporanea
Marinês Lima Cardoso - UERJ
O primeiro romance da escritora ítalo cubana Alba de Céspedes (1911 – 1997), "Nessuno torna indietro", causou um grande desconforto na época de sua publicação, em 1938, sendo censurado pelo regime fascista. A obra apresenta a história de oito moças que vivem em um pensionato para estudantes universitárias, em Roma, nos anos que antecedem a segunda guerra mundial. Em um contexto social marcado pela dominação masculina em que às mulheres não era atribuída nenhum tipo de independência, essas personagens se afastam desses modelos impostos pela sociedade patriarcal e buscam definir o próprio papel, tomando consciência de si. São jovens que possuem diferenças em relação à origem social e geográfica e, consequentemente, apresentam maneiras diversas de conceber o mundo e a vida, mas que compartilham alguns ideais. Desse modo, o encontro diário no pensionato se torna o elemento comum entre elas, espaço em que expressam suas inquietações e desejos de escolha, apesar de suas origens e objetivos diferentes. Através do percurso de cada uma, observa-se o processo de formação que transita entre a adolescência e a vida adulta, em que todas aspiram pela liberdade e buscam traçar seu próprio destino. Esta discussão se pautará nos estudos Franco Moretti (2020) para tratar do romance de formação e nos textos teóricos de Simone Beauvoir (2019) e Gerda Lerner (2019) para discorrer sobre a dominação masculina e os papeis sociais atribuídos à figura feminina.
PALAVRAS-CHAVE: Romance de formação. Papeis sociais. Liberdade
REFERÊNCIAS:
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Trad. Sérgio Milliet. 6ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
CÉSPEDES, Alba de. Nessuno torna indietro. Milano: Mondadori, 2024.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado. História da opressão das mulheres pelos homens. Trad. Luisa Sellera. São Paulo: Cultrix, 2019.
MORETTI, Franco. O romance de formação. São Paulo: Ed. Todavia, 2020.