TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de italiano L2: desafios, práticas e possibilidades de interação homem-máquina
Bianca Narducci - Mestranda/USP
Tendo em vista a relevância que as tecnologias informacionais e comunicativas alcançaram na contemporaneidade, faz-se de extrema importância investigar de que modo elas podem influenciar atividades educacionais, como a aprendizagem de línguas adicionais. Diante disso, o presente trabalho procurou investigar se e em que medida o ChatGPT atende adequadamente às necessidades de escrita em língua italiana de aprendizes iniciantes adultos brasileiros empenhados em processos de aprendizagem autônoma. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa, com pesquisa bibliográfica para formulação dos parâmetros de análise (com destaque para Coll; Monereo, 2010; Krashen, 1982; Szabó; Szoke, 2024; Vygotsky, 1978), experimentação ativa no programa, tanto por meio de verificação da forma de apresentação dos conhecimentos, quanto à sua adequação a uma persona (Cooper, 2004, p. 158) fictícia de um usuário, consideradas as características principais do público-alvo. Neste sentido, além de consultas ao próprio site da OpenAI - desenvolvedora do ChatGPT -, complementadas por informações extraídas de artigos, foram efetuadas interações com a máquina, de forma livre, para visualização de omissões, inconsistências e formulações errôneas ou alucinações, e de maneira condicionada, pautadas pelo fornecimento de informações do usuário, com a avaliação da qualidade de adaptação da máquina às suas peculiaridades. Tratando-se de uma análise desenvolvida em um período breve, as investigações práticas tiveram como base tanto a criação de uma persona-ideal, quanto a utilização de publicações disponíveis em redes sociais de aprendizado linguístico (LangCorrect). Como resultado, verificou-se um desempenho positivo quanto às necessidades de um aprendiz brasileiro adulto no âmbito linguístico, bem como quanto aos descritores do nível A1 de escrita em língua adicional; mediano no tocante às habilidades como tutor de autoaprendizagem e aos conhecimentos de italiano; e inadequado para o comportamento do usuário digital brasileiro adulto.
PALAVRAS-CHAVE: ChatGPT; autoaprendizagem; escrita; língua adicional; italiano
REFERÊNCIAS:
COLL, César.; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COOPER, Alan. The Inmates Are Running the Asylum: Why High-Tech Products Drive Us Crazy and How to Restore the Sanity. Indiana: Sams Publishing, 2004.
KRASHEN, Stephen D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. California: University of Southern California, 1982.
SZABÓ, Fruzsina; SZOKE, Joanna. How does generative AI promote autonomy and inclusivity in language teaching? ELT Journal, v. 78, n. 4, out. 2024, p. 478-488. Disponível em: https://academic.oup.com/eltj/article/78/4/478/7784519. Acesso em: 07 jun. 2025.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Massachusetts: Harvard University Press, 1978.