TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de italiano L2: desafios, práticas e possibilidades de interação homem-máquina
Adriana Mendes Porcellato - USP
Este trabalho apresenta resultados preliminares de um estudo exploratório sobre o uso de chatbots de inteligência artificial (IA) por aprendizes iniciantes de italiano em atividades de produção escrita. A investigação surge diante da crescente presença de ferramentas de IA generativa no contexto educacional, especialmente a partir de 2022, e da ambiguidade que ainda marca sua integração ao ensino de línguas: por um lado, o potencial de auxiliar na autonomia dos aprendizes e no fornecimento de feedback (Pipia; Gurgenishvili, 2025; Shi; Aryadoust, 2024; Wu; Yu, 2023); por outro, a falta de diretrizes institucionais e as incertezas de professores e alunos quanto ao uso ético e eficaz dessas ferramentas (Silva, 2025; Prado; Porcellato, em preparação).
A partir de uma experiência inicial realizada em duas turmas no primeiro semestre de 2025, observou-se tanto um forte interesse quanto diversas dúvidas dos estudantes sobre como utilizar a IA para desenvolver o aprendizado da língua italiana. Na fase seguinte da pesquisa, dois grupos de alunos escreveram sua autobiografia linguística: em um grupo, os alunos utilizaram chatbots para revisar seus textos; no outro, foi realizada uma correção por pares. Os textos produzidos antes e depois da revisão foram analisados, com foco em correções lexicais e gramaticais, e comparados entre os grupos. Os alunos também compartilharam com a pesquisadora as interações com os chatbots e responderam a um questionário sobre a experiência.
A apresentação discutirá os achados iniciais e refletirá sobre os usos pedagógicos da IA como instrumentos de feedback corretivo, buscando compreender como tais ferramentas podem apoiar a aprendizagem de italiano L2, sem comprometê-la.
PALAVRAS-CHAVE: ??Chatbots de IA no ensino de línguas; Feedback corretivo; Produção escrita em italiano L2.
REFERÊNCIAS:
PIPIA, E.; GURGENISHVILI, T. The Impact of Chatgpt on English as a Foreign Language Learners’ Writing Skills-An Experimental Study at Georgian Universities. European Scientific Journal, ESJ, v. 21, n. 10, p. 190, 2025.
PRADO, M. A.: PORCELLATO, A. M. Emotional Responses to AI in L2 Writing Classrooms: A Case Study of Digital Storytelling in Language Teacher Education. In: P. K. SAH; H. UYSAL. Care, Innovation, and Sustainability in English Language Teaching: Select Proceedings of the 23rd AsiaTEFL International Conference 2025, em preparação. SHI, H.; ARYADOUST, V. A systematic review of AI-based automated written feedback research. ReCALL, v. 36, n. 2, p. 187–209, 2024.
SILVA, E. University students feel ‘anxious, confused and distrustful’ about AI in the classroom and among their peers. The conversation, [s. l.], 2025. Disponível em: https://theconversation.com/university-students-feel-anxious-confused-and-distrustful-about-ai-in-the-classroom-and-among-their-peers-258665. Acesso em: 19 jul. 2025.
WU, T.; YU, Z. Bibliometric and Systematic Analysis of Artificial Intelligence Chatbots’ Use for Language Education. Journal of University Teaching and Learning Practice,v. 21, n.6, p. 1-25, 2024.