TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Inteligência artificial e tradução: ferramentas de IA e tradução de textos literários italianos
Melissa Bertolini Rodrigues - Doutoranda/Rutgers University
Paula Caldas Brognoli - Doutoranda/FGV/EAESP
Este trabalho apresenta uma análise dos resultados de uma pesquisa exploratória realizada com estudantes da Università degli Studi di Perugia (Itália), no primeiro semestre de 2024, com o objetivo de compreender os usos do ChatGPT no contexto do aprendizado de línguas. A pesquisa surgiu de um questionário elaborado em colaboração com uma colega, doutoranda da Fundação Getulio Vargas (FGV), composto por 17 perguntas em italiano, aplicadas de forma incidental a estudantes de graduação e mobilidade internacional. Dos 939 alunos convidados a participar, apenas 40 responderam, o que evidencia um limite importante do estudo, ainda que indicativo de tendências relevantes. A análise concentrou-se em cinco perguntas-chave, que abordavam o uso do ChatGPT na vida acadêmica, no aprendizado de línguas estrangeiras, no estudo da gramática, na prática da conversação e em atividades de tradução. Foi realizada uma análise de conteúdo (Bardin, 1977), resultando em categorias temáticas. Observou-se um uso majoritariamente instrumental e pouco crítico da ferramenta, com destaque para o apoio à pronúncia, à escrita e à construção de frases, mas também para a ausência de mediação docente e falta de formação específica. O estudo propõe que o ChatGPT possa representar uma estratégia pedagógica complementar, mas que não substitui a atuação do professor, especialmente no que diz respeito à mediação linguística, cultural e metodológica. Conclui-se ressaltando a importância de ampliar as pesquisas nesse campo, inclusive em contexto brasileiro, com atenção à ética, à inclusão digital e à formação docente crítica, à luz do chamado humanismo digital e dos desafios impostos pela integração da inteligência artificial à educação linguística contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: Chatgpt. Estudantes. Universidade. Educação.Italia.
REFERÊNCIAS:
ADESHOLA, Ibrahim; ADEPOJU, Adeola Praise. The opportunities and challenges of ChatGPT in education. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2023.2253858. Acesso: 5 Mai. 2024. American council on the teaching of foreign languages. ACTFL proficiency guidelines. Alexandria, VA: Author, 2012. Disponível em: https://actfl.org/uploads/files/general/Documents/ACTFLProgramStandards2013.pdf. Acesso: 7 Mai. 2024.
AL-KHRESHEH, Mohammad H. Bridging technology and pedagogy from a global lens: Teachers’ perspectives on integrating ChatGPT in English language teaching. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 6, p. 100218, 2024.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X24000195. Acesso em 12 Jun. 2024.
BAIDOO-ANU, David; ANSAH, Leticia Owusu. Education in the era of generative artificial intelligence (AI): Understanding the potential benefits of ChatGPT in promoting teaching and learning. Journal of AI, v. 7, n. 1, p. 52-62, 2023. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/jai/issue/77844/1337500. Acesso em 5 Jul. 2024.