TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Pesquisas contemporâneas sobre migrações italianas: métodos, tecnologias e perspectivas interdisciplinares
Rafael Cesar Cabral Scabin - Doutor/USP
A produção cultural brasileira do início do século XX foi marcada pela modernização técnica (Süssekind, 1987) e pelo início de um processo de massificação e mercantilização que criaria novos arranjos, novas oportunidades de atuação profissional para escritores e artistas e a introdução de novos produtos e formatos. Nesse processo, as fronteiras que separam o trabalho do escritor, do humorista e do jornalista adquirem novos contornos e são redesenhadas socialmente, criando espaços para o surgimento de novos gêneros discursivos e possibilidades inovadoras de atuação artística e intelectual. Concomitantemente, a relação circular entre cultura popular e cultura erudita também sofre mudanças e deslocamentos.
Segundo Leite (1996), a caricatura marcou a produção literária no período entre 1900 e 1920, devido à sua forma sintética e incisiva, propícia à rapidez exigida naquele contexto. São estas as condições em que acontece a conformação e difusão do gênero cômico das caricaturas verbais de tipos (Scabin, 2024), no qual terá grande destaque a personagem do ítalo-paulistano. A comunicação tem o objetivo de identificar as diferenças que as caricaturas verbais do ítalo-paulistano apresentam em relação aos distintos suportes e gêneros discursivos presentes nesse contexto de modernização cultural, como a revista ilustrada, o disco e o teatro de revista. A partir de uma análise comparativa, busca-se verificar como as diferentes condições materiais de interação verbal interferem nas formas estéticas de representação linguísticas e os diferentes resultados e sentidos que se desenvolvem a partir delas.
PALAVRAS-CHAVE: Caricaturas Verbais; Migração Italiana; Oralidade e Escrita
REFERÊNCIAS:
LEITE, Sylvia Helena Telarolli de Almeida. Chapéus de palha, panamás, plumas, cartolas: a caricatura na literatura paulista (1900-1920). São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1996. SCABIN, R. C. C. Fronteiras da italianidade: língua, identidade e representação no macarronismo ítalo-paulistano dos periódicos humorísticos (1911-1930). Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 314 f., 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-17012024-184210/pt-br.php. SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.