TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Voci di Donne: Narrazioni Plurali nella Letteratura Italiana Contemporanea
Raquel Goes Casini - Mestranda/USP
O objetivo da presente comunicação, como apresentação dos resultados parciais da pesquisa de mestrado em desenvolvimento na área de Literatura Italiana do PPG em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH-USP, é propor uma análise das principais personagens femininas do romance Accabadora (2009), de Michela Murgia. Em uma breve apresentação da autora italiana, a partir de sua produção literária como romancista, será feita uma introdução ao romance, sua principal publicação e vencedora do prêmio Campiello. Como nome relevante da chamada nuova letteratura sarda, Murgia coloca no centro da narrativa o mito local sardo daquela que acaba, que dá fim à vida e permite a chegada da morte, ao lado do conceito local de figlia d’anima em um enredo que se dá a partir de duas personagens centrais. A comunicação situará essas duas personagens, Bonaria e Maria, mãe e figlia d’anima, no romance e buscará analisá-las a partir de um repertório teórico que dialoga com análises canônicas sobre personagem em contexto brasileiro, como Candido (2007), Rosenfeld (2007) e Friedman (2002), bem como um repertório teórico italiano, como Brioschi (2013), e análises mais ligadas à literatura contemporânea, como Benvenuti (2012), Gören (2016) e Cerrato (2020). Será organizada uma análise pontual a respeito dessas personagens, visando um recorte sobre a autora como escritora de ficção, apesar de sua relevante contribuição no cenário de produção literária não ficcional e ensaística na Itália contemporânea. O principal objetivo será introduzir e discutir a narrativa de Murgia, a fim de incentivar o debate sobre ela, sua produção e abrir espaço para novas pesquisas sobre a autora e sobre a literatura contemporânea italiana em contexto brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Italiana; Narrativa Contemporânea; Personagem; Michela Murgia; Accabadora.
REFERÊNCIAS:
CANDIDO, Antonio. “A personagem do romance” in: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 51-80;
ROSENFELD, Anatol. “Literatura e personagem” in: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 9-50; BRIOSCHI, Franco; DI GIROLAMO, Costanzo;
FUSILLO, Massimo. Introduzione alla letteratura. Roma: Carocci, 2013.
BENVENUTI, Giuliana. CESARANI, Remo. La letteratura nell’età globale. Bolonha: Il mulino, 2012.
GÖREN, Esin; BEDIN, Cristiano; KARAIL, Deniz Dil?ad (orgs). Proposte per il nostro millennio. La letteratura italiana tra postmodernismo e globalizzazione. Istambul: ?stanbul Üniversitesi Sa?l?k, 2016.
CERRATO, Daniele. “Miti e simboli matriarcali in Accabadora di Michela Murgia” in: Symbolum Terra Mater Materia, Paris: L’Harmattan, 2020, p. 163-177.
FRIEDMAN, Norman; De Melo, Fábio Fonseca. O ponto de vista na ficção: O desenvolvimento de um conceito crítico. São Paulo: Revista USP n. 53, 2002, p. 166-182.