TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de italiano L2: desafios, práticas e possibilidades de interação homem-máquina
Margot Cristina Muller - Doutora/UFSC
Este trabalho tem como objetivo apresentar propostas pedagógicas para o ensino de italiano L2 que integram o uso da inteligência artificial generativa de forma crítica, criativa e orientada para o desenvolvimento da autonomia do aluno. A partir de atividades planejadas para aplicação em sala de aula, investiga-se o potencial da interação humano-máquina na
produção e reescrita de textos em italiano, bem como os modos pelos quais esse processo pode estimular a reflexão linguística e o pensamento crítico.
A proposta parte do uso de ferramentas de IA para a geração inicial de pequenos textos — descrições, apresentações, diálogos ou opiniões — a partir de comandos formulados pelos próprios alunos. Em seguida, os alunos serão convidados a revisar, adaptar ou reescrever esses textos com base em critérios de clareza, adequação de registro, expressividade e
coerência com a situação comunicativa proposta. Ao final das atividades, prevê-se a realização de uma discussão coletiva ou escrita reflexiva sobre as escolhas feitas pela IA e as intervenções realizadas pelos alunos, com ênfase na construção de uma “voz própria” em língua estrangeira.
Espera-se que as atividades promovam maior engajamento dos aprendizes com a produção escrita, estimulem a autonomia na tomada de decisões linguísticas e favoreçam o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o uso de ferramentas de IA em contextos educacionais. Com isso, o trabalho busca contribuir para o debate sobre os desafios e possibilidades do uso da IA no ensino de línguas, propondo práticas pedagógicas centradas na mediação docente e na formação crítica do aprendiz.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de italiano L2; Práticas pedagógicas com IA; Reflexão crítica.
REFERÊNCIAS:
LIU, M. et al. Enhancing L2 Writing with Generative AI: A Systematic Review of Pedagogical Integration and Outcomes. Journal of Computers in Education, 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/384732061_Enhancing_L2_Writing_with_Generative_AI_A_Systematic_Review_of_Pedagogical_Integration_and_Outcomes.
MENIADO, J. C. Using ChatGPT for second language writing: Experiences and perceptions of EFL learners in Thailand and Vietnam. Computers and Education: Artificial Intelligence, 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/384616712_Using_ChatGPT_for_second_language_writing_Experiences_and_perceptions_of_EFL_learners_in_Thailand_and_Vietnam.