Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de italiano L2: desafios, práticas e possibilidades de interação homem-máquina

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Produção escrita em italiano com apoio da IA: estratégias para a preparação de candidatos à certificação B1 em contextos de internacionalização

Vanessa Christina Araujo - Mestre / UEL

Com o crescimento da demanda por certificações linguísticas como requisito para processos de cidadania italiana, bolsas de estudo, mobilidade acadêmica e reconhecimento profissional, a preparação para exames oficiais de proficiência tornou-se uma etapa estratégica na trajetória de internacionalização de falantes de português. Este trabalho apresenta uma proposta de uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no desenvolvimento da produção de textos escritos em língua italiana, com foco específico na preparação para exames de certificação nível B1, como CELI, CILS, PLIDA e CERT.IT. Conforme os princípios da abordagem comunicativa para o ensino de línguas, elaborou-se um conjunto de atividades escritas interativas, apoiadas por ferramentas de IAG que, a partir de prompts específicos para chatbots, atuam como um assistente linguístico que destaca e explica os tipos de erros mais frequentes, sugere alterações, atribui notas à produção textual do aluno, de acordo com os critérios avaliativos do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, e propõe atividades de aprimoramento dos conteúdos a serem reforçados. A presente comunicação apresenta uma análise qualitativa dos resultados de um experimento didático realizado com estudantes brasileiros interessados na obtenção da certificação B1, enfatizando as percepções dos alunos em relação ao uso da IAG e aos impactos desta na aprendizagem do idioma italiano. Por fim, o estudo propõe uma reflexão crítica sobre o uso ético e pedagógico da IAG como recurso de democratização do acesso à certificação linguística, sobretudo em regiões com acesso limitado a cursos específicos.

PALAVRAS-CHAVE: certificação linguística; produção textual; língua italiana; inteligência artificial generativa; internacionalização

REFERÊNCIAS:

COMISSÃO EUROPEIA. Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura. Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, out. 2022. 

LEFFA, Vilson J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: Educat, 2016. 

SPINELLI, Elena; PARIZZI, Piera. Verso la certificazione: materiali per la preparazione alle prove orali del CILS B1. Siena: Università per Stranieri di Siena, 2020.