TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de italiano L2: desafios, práticas e possibilidades de interação homem-máquina
Alessandra Paola Caramori - UFBA
Os cursos de atualização profissional da Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF) para professores de italiano, oferecidos de forma gratuita e online desde 2019, com apoio financeiro do Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional Italiano (MAECI), têm se adaptado às mudanças educacionais contemporâneas. Novas metodologias e abordagens educacionais exigem do profissional docente predisposição a novos aprendizados, incluindo a integração de tecnologias para o ensino presencial, híbrido ou a distância (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores). Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) surge como ferramenta inovadora, permitindo personalização do aprendizado, feedback imediato e variados recursos para a prática da língua. No entanto, os professores também questionam o uso indiscriminado da IA pelos estudantes, preocupados com questões éticas, com a possibilidade de dependência tecnológica e com o impacto na autonomia e criatividade dos alunos. Os cursos de atualização da Rede IsF, ministrados sempre na plataforma Moodle das instituições federais em que estiveram sediados, têm abordado essas questões, procurando capacitar os docentes para integrar a IA de forma crítica e pedagógica, criando materiais didáticos inovadores e estratégias que equilibrem tecnologia, metodologia e questões de identidade e pluralidade cultural. Além disso, os cursos fortalecem a troca de experiências, promovendo o compartilhamento de boas práticas e o desenvolvimento de uma rede de colaboração entre professores de diferentes regiões do Brasil, reforçando o senso de comunidade. Apesar dos desafios de conciliar os cursos com as agendas sobrecarregadas dos profissionais da educação nos tempos atuais, a formação oferecida pela Rede IsF tem sido importante na capacitação pedagógica e tecnológica dos professores de italiano no Brasil, promovendo inovação, colaboração e reflexão crítica sobre aspectos metodológicos, culturais e sobre o uso das tecnologias e da IA no ensino de línguas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de italiano; IA; Formação docente; Internacionalização
REFERÊNCIAS:
BALÒ, Roberto. Italiao L2/LS digitale. Come usareil digitale per insegnare italiano a stranieri in presenza e a distanza. Atene, Ormini, 2022
OTTONE, E. Formazione e intelligenza artificiale: sfide, opportunità e competenze.
https://www.researchgate.netpublication/382496489_Formazione_e_Intelligenza_Artificiale_sfide_opportunita_e_competenze