TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas
Juliane Ferreira Peixoto - Graduanda/UFPR
Luciana Lanhi Balthazar - UFPR
O presente trabalho visa abordar a importância da inclusão das variações linguísticas no ensino-aprendizagem do italiano, focando especificamente na variação diastrática de idade. Reconhece-se a dificuldade de encontrá-las em materiais didáticos, não só nos voltados para o ensino da língua italiana, mas para o ensino de outras línguas como trazem as autoras Santos (2018) e Cruz e Almeida (2022) em seus trabalhos sobre a língua alemã e espanhola, respectivamente. Diante disso Frangiotti (2019) argumenta que se os livros didáticos são entendidos pelos especialistas como uma reunião dos saberes a serem desenvolvidos pelos estudantes, espera-se que eles apresentem a língua italiana de acordo com as teorias linguísticas mais atuais, incluindo uma dimensão de variedade linguísticas, sendo elas mais prestigiadas ou mais estigmatizadas, já que os aprendizes em algum momento, ao se depararem com elas, deverão compreendê-las e possivelmente colocá-las em prática. Percebendo essa lacuna nos livros didáticos em apresentar a riqueza com que a língua se manifesta na prática, o trabalho objetiva também propor uma sequência didática que, à luz da variação diastrática de idade, trata da linguagem dos jovens italianos. De acordo com Nesi (2022), os termos cunhados por essa faixa etária, em grande parte anglicismos empregados em interações via redes sociais, representam ao invés de um atraso ao desenvolvimento do italiano, uma amplificação das suas possibilidades. A sequência didática criada que trabalha com termos usados pelos jovens do elenco do reality show italiano da Netflix ‘’Summer Job’’ (2022), mostra de modo evidente essa influência positiva do vocabulário juvenil sobre a língua italiana. Já a escolha pela elaboração de uma sequência justifica-se pelo fato de que essa oportuniza ao aluno ‘’práticas de linguagem novas ou dificilmente domináveis’’(Schneuwly et al., 2001, p. 98). Em suma, o trabalho almeja dar destaque às variações linguísticas, buscando mostrar, através de uma proposta didática, como elas podem ser aplicadas nas aulas de italiano.
PALAVRAS-CHAVE: Variação diastrática; sequência didática; linguagem juvenil.
REFERÊNCIAS:
CRUZ MANTOANI, V.; ALMEIDA BARONAS, J. E. DE. Variação linguística e ensino de espanhol: propostas didáticas. Fórum Linguístico, v. 19, n. 2, p. 7822–7835, 2022.
FRANGIOTTI, G. Sociolinguística no ensino de línguas: a variação diastrática em manuais didáticos de italiano. Revista de Italianística, n. 38, p. 17–38, 2019.
NESI, A. L’italiano e i giovani. Come scusa? Non ti followo. Accademia della Crusca: Firenze, 2022./
SANTOS, V. Variação linguística em livros didáticos de alemão como língua estrangeira. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. p.57. 2018./
SCHNEUWLY, J. D. M. N. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Coleção Livros Didáticos - Exprimir-se em francês - Sequências didáticas para o oral e a escrita. [s.l.] Edições de Boeck, 2001. p. 95 –128.