TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas
Gislaine Cristine Rosá - Graduanda/UFPR
Luciana Lanhi Balthazar - UFPR
A comunicação propõe a apresentação de um material didático autêntico, elaborado no primeiro semestre de 2025, no âmbito do ensino de italiano no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná.
O material foi concebido a partir de uma perspectiva de educação intercultural e aborda questões de gênero relacionadas à memória coletiva e à representação feminina na história. As atividades foram elaboradas a partir do viés da interculturalidade crítica com o intuito de questionar visões essencialistas e desigualdades históricas e contribuir para a construção de sociedades mais igualitárias e emancipadoras (Candau, 2012).
Esta concepção teórica articula-se aos princípios do ensino comunicativo, especialmente à abordagem por tarefas, que valoriza o uso intencional e contextualizado da língua para resolver situações com foco no significado, no propósito comunicativo e na produção de um resultado final. As tarefas propostas são pedagógicas e focadas, exigindo o uso implícito de aspectos específicos da língua na produção dos alunos (Xavier, 2012).
Intitulado Controcorrente, o material inicia-se com uma prática conversacional sobre figuras históricas e, progressivamente, propõe reflexões críticas sobre representatividade de gênero na história. As primeiras atividades envolvem a identificação de personalidades marcantes, seguida de uma tarefa que prevê a elaboração de um gráfico evidenciando a proporção entre homens e mulheres citados e incentivando a análise crítica dos resultados. A sequência segue com atividades centradas em mulheres brasileiras e italianas que marcaram a história, promovendo discussões e tarefas colaborativas. As últimas atividades abordam a toponímia feminina, conectando os conteúdos previamente explorados e culminando em dois compiti, que articulam a temática da visibilidade das mulheres na história e no espaço urbano.
Reconhecendo que a produção de materiais de ensino é substancialmente prática, sustentada por uma base teórica (Leffa, 2007), esta comunicação busca estabelecer um diálogo entre a fundamentação teórica e a aplicabilidade do material desenvolvido.
PALAVRAS-CHAVE: material didático, interculturalidade crítica, mulheres na história, toponímia feminina, abordagem por tarefas
REFERÊNCIAS:
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235–250, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 03 jul. 2025.
LEFFA, Vilson José. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: _________ (org.) Produção de Materiais de ensino: teoria e prática. 2 ed. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2007. p. 15-42.
XAVIER, Rosely Perez. Metodologia do ensino de inglês: 6º período. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2012. Disponível em: <https://blog.ufes.br/kyriafinardi/files/2017/10/Metodologia-do-Ensino-de-Ingl%C3%AAs-2012.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2025.